Política

Política


PUBLICIDADE

Ministro da Administração do Território constata obras do PIIM em Malanje

Ministro da Administração do Território, Daniel Félix Neto
Ministro da Administração do Território, Daniel Félix Neto Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 09h04 10/12/2025

Luanda – O ministro da Administração do Território, Daniel Félix Neto, constatou, este fim-de-semana, o estado de várias obras inscritas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), paralisadas há mais de dois anos, em Malanje.

Trata-se das obras nas escolas “Hoji-Ya-Henda”, “Amílcar Cabral” e “Comandante Gika”, bem como o parque infantil “Pioneiro Zeca”, cujos empreiteiros abandonaram as obras por incapacidade técnica, falta de pagamentos, entre outros motivos.

Encontram-se também abandonadas as obras de construção da casa da juventude e a de desassoreamento do rio Malanje, inscritas em outros programas do Governo.

O governador provincial de Malanje, Marcos Nhunga, apontou questões administrativas com o Tesouro Nacional e a sub-contratação de empresas, como os factores que estão na base da não conclusão dos projectos, tendo admitido a possibilidade de rescisão dos contratos.

A equipa multissectorial, chefiada pelo ministro Daniel Félix Neto, reuniu-se com o Governo Provincial para se inteirar, de forma detalhada, da realidade dos factos e encontrar soluções.

À saída do encontro, a secretária de Estado da Administração do Território, Teresa Quivíenguele disse que a reunião concluiu haver descontinuidade de alguns projectos com execução física muito baixa, encaminhando a componente financeira para a conclusão de outras empreitadas, bem como o reforço de financiamentos para acções ainda não iniciadas.

Precisou que as obras com execução física acima dos 70 por cento vão continuados e muitos casos de abandono das empreitadas já estão encaminhadaos a Procuradoria-Geral da República.

A par das empreitadas do PIIM, a delegação visitou o projecto habitacional dos 212 apartamentos do bairro Carreira de Tiro, município do Quéssua, cujas execuções físicas e financeiras estão na ordem dos 98 por cento, devendo estar concluído, no primeiro trimestre de 2026.

A delegação, que integrou os secretários de Estado para o Ensino Pré-escolar e Primário, Pacheco Francisco, da Saúde, Pinto de Sousa, das Obras Públicas, Molares D’Abril, entre outros altos funcionários, avaliou outros projectos em curso e o processo de implementação e o impacto da Nova Divisão Político-Administrativa.

PUBLICIDADE