Política

Política


PUBLICIDADE

João Lourenço recebe mensagem do Presidente egípcio Abdel Fattah Al-Sisi

Ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros, Badr Abdelaty, entrega mensagem ao Presidente da República de Angola, João Lourenço
Ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros, Badr Abdelaty, entrega mensagem ao Presidente da República de Angola, João Lourenço Imagens: CIPRA

Redacção

Publicado às 10h14 12/12/2025 - Actualizado às 10h19 12/12/2025

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, recebeu uma mensagem do seu homólogo do Egipto, Abdel Fattah Al-Sisi, entregue´, esta quinta-feira, em Luanda, pelo ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros, Imigração e Egípcios Expatriados, Badr Ahmed Abdelatty.

Em declarações à imprensa, Dadr Ahmed Abdelatty, que não revelou o conteúdo da mensagem, afirmou que o seu país pretende duplicar o volume de negócios e ampliar o investimento em Angola.

Badr Abdelatty adiantou que que a sua deslocação a Luanda visa dar seguimento aos entendimentos alcançados durante a visita do Presidente João Lourenço ao Egipto, em Abril deste ano, com destaque para a implementação de projectos conjuntos e o aprofundamento das relações comerciais e de investimento.

O ministro dos Negócios Estrangeiros egípcio dirige a delegação do seu país que participou na primeira reunião da Comissão Mista Bilateral, criada em Abril, e no Fórum Empresarial Angola-Egipto, realizados, esta quinta-feira, em Luanda.

A delegação egípcia integra ainda representantes de 15 empresas de destaque, que actuam nos sectores das infra-estruturas, comércio, petroquímica, fertilizantes, farmacêutica, agricultura e indústria, algumas das quais com experiência consolidada, nos últimos dez anos, e reputação mundial, segundo o ministro.

Entre as áreas prioritárias, destacou o Corredor do Lobito, na província de Benguela, considerado pelo Egipto um projecto estratégico para a integração logística regional, tendo sublinhado que as empresas egípcias estão prontas a participar na implementação do plano de modernização, por considerarem ser uma oportunidade para reformular o futuro de África, através de novas infra-estruturas de transporte e serviços associados.

Recordou que, em 2026, Egipto e Angola vão celebrar 50 anos de relações diplomáticas, facto que considera um marco importante no reforço dos laços políticos e económicos.

Dadr Abdelatty disse ter transmitido ao Presidente João Lourenço as felicitações de Abdel Fattah al-Sisi pela presidência angolana na União Africana, elogiando Angola pela promoção da reconciliação, desenvolvimento e coordenação continental.

Felicitou as autoridades angolanas pela “bem-sucedida realização” da recente Cimeira União Africana–União Europeia, realizada em Luanda.

PUBLICIDADE