Política

Política


PUBLICIDADE

Presidente da Assembleia Nacional recebeu embaixadores da China, Sérvia e Argélia

Presidente da Assembleia Nacional recebeu embaixador da China em Angola
Presidente da Assembleia Nacional recebeu embaixador da China em Angola Imagens: Parlamento

Redacção

Publicado às 14h03 12/12/2025 - Actualizado às 14h03 12/12/2025

Luanda - O Presidente da Assembleia Nacional, Adão de Almeida, recebeu quinta-feira, o embaixador da China acreditado em Angola, Zhang Bin, com quem abordou o reforço da cooperação bilateral e interparlamentar.

Durante a audiência, Zhang Bin transmitiu as saudações do presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji, e disse ter discutido com Adão de Almeida novas vias para aprofundar a cooperação legislativa.

Explicou que ouviu “com atenção” as sugestões do Presidente do Parlamento angolano e garantiu que trabalhará com a Assembleia Nacional para executar as propostas apresentadas.

Zhang Bin disse que os parlamentos dos dois países mantêm uma parceria sólida, com intercâmbio de delegações, formação de quadros e partilha de experiências de governação.

Em relação às denúncias de violações laborais, que envolvem as empresas chinesas, o diplomata afirmou que a embaixada exige o cumprimento da lei e incentiva diálogo permanente entre empresas, sindicatos e comunidades locais, para evitar conflitos e promover um ambiente de trabalho estável.

Adão de Almeida recebeu embaixador da Sérvia 

 Noutra audiência, no mesmo dia, o Presidente da Assembleia Nacional recebeu o embaixador da Sérvia em Angola, Milos Perisic, sendo que os dois interlocutores passaram em revista o estado das relações interparlamentares para a definição de novas linhas de colaboração institucional.

Milos Perisic disse ter felicitado Adão de Almeida pela eleição ao cargo e entregue uma mensagem da presidente do Parlamento sérvio, Maja Gojkovic.

Revelou ainda que analisaram o estado das relações entre os dois países, que classificou como “boas”, e destacou a vontade de ampliar a cooperação em vários domínios.

O diplomata manifestou, igualmente, a intenção de intensificar as trocas interparlamentares e lembrou que Angola já criou um grupo de amizade dedicado à Sérvia.

Segundo o embaixador, Angola e Sérvia celebram este ano o 50.º aniversário das relações diplomáticas, sublinhando que existe interesse mútuo em retomar visitas oficiais de alto nível.

Recordou a viagem do antigo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, à Sérvia, ocasião em que foi assinado um memorando de cooperação parlamentar.

 Angola e Argélia fortalecem relações parlamentares  

Hoje, sexta-feira, Adão de Almeida recebeu o embaixador da Argélia em Angola, Mounir Bourouba, com quem falou sobre o reforço do compromisso mútuo de aprofundar as relações bilaterais e parlamentares entre os dois países.

Durante a audiência, o embaixador transmitiu as saudações fraternas e felicitações do presidente do Parlamento argelino pela eleição de Adão de Almeida como Presidente da Assembleia Nacional da República de Angola.

Segundo o diplomata, foram abordadas questões de alto nível, com enfoque nas relações multilaterais, bilaterais, económicas, sociais e políticas.

Salientou, a propósito, a satisfação da Argélia pelas “excelentes” relações de cooperação existentes, sustentadas pelos princípios e valores da União Africana.

Bourouba reiterou ainda a prontidão da Argélia para revitalizar e fortalecer a cooperação em todos os domínios de interesse comum, em conformidade com o espírito da sua política externa, baseada na integração e solidariedade africanas.

Deu, igualmente, nota, da tradicional concertação entre Angola e Argélia, sublinhando o interesse com que ouviu as recomendações e análises profundas do Presidente da Assembleia Nacional, orientadas para a diversificação e revitalização da cooperação bilateral.

No domínio da diplomacia parlamentar, o embaixador recordou que Angola e Argélia contam com um grupo de amizade parlamentar activo há muitos anos, mecanismo que considera fundamental para consolidar e expandir as relações entre as duas nações.

Garantiu que ambos os Parlamentos continuarão a trabalhar juntos para aprofundar e dinamizar a cooperação em vários sectores.

 

 

PUBLICIDADE