Política

Política


PUBLICIDADE

Presidente João Lourenço constata obras de requalificação da Vila da Muxima

Presidente da República, João Lourenço, constata obras de requalificação da Vila da Muxima
Presidente da República, João Lourenço, constata obras de requalificação da Vila da Muxima Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 14h10 12/12/2025

Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, constatou, esta sexta-feira, o andamento das obras de requalificação urbana e de construção da futura Basílica de Nossa Senhora da Muxima, no município da Quiçama (província de Icolo e Bengo).

João Lourenço foi informado do início da construção da nova Basílica de Nossa Senhora da Muxima, como o principal avanço registado, nos últimos seis meses, no âmbito do projecto de requalificação da vila.

A informação foi prestada pelo director do Gabinete de Obras Especiais (GOE), Leonel Cruz, que apresentou o ponto de situação do andamento do projecto, executado pelo consórcio Casais–Omatapalo, enquanto a empresa Grinner assume a edificação da Basílica.

Leonel Cruz revelou que o início das obras da nova basílica resultou de ajustamentos efectuados ao projecto original, após novos levantamentos topográficos e estudos sobre os níveis de segurança junto ao rio Kwanza.

O início da construção da basílica, adiantou, tornou-se possível com a conclusão de parte do projecto habitacional no bairro do Coxi, onde foram realojadas 621 famílias, antes a residirem na área destinada ao santuário.

Além das habitações, o bairro Coxi vai ter escola, centro médico, comando policial, parques de campismo e estacionamento, redes de água e energia, arruamentos e outras infra-estruturas essenciais.

Em relação às habitações, estão previstas 637 casas no bairro Coxi, sendo que 90 por cento das estruturas em alvenaria estão concluídas.

Quanto ao centro médico, as obras têm 45 por cento de execução, enquanto a escola do primeiro ciclo está com 93 por cento, o Comando Municipal da Polícia Nacional com as fundações finalizadas e o posto policial no bairro Coxi praticamente concluído.

Leonel Cruz informou que a execução física global da primeira fase situa-se em 65 por cento, enquanto a componente financeira atingiu 70 por cento.

Referiu que a futura Basílica, cujas obras estão na fase de execução das fundações, está projectada para quatro mil e 600 lugares sentados, uma praça com capacidade para 200 mil peregrinos, infra-estruturas de apoio ao clero e parque de estacionamento para cerca de mil e 100 viaturas.

O projecto está a ser implantado numa área de 88 mil 212.48 metros quadrados, tendo a empreitada de requalificação urbana da Vila da Muxima sido iniciada, em 2022, com a primeira fase a ser financiada pela linha de crédito de Portugal.

A Vila da Muxima alberga o santuário com o mesmo nome, o maior centro de devoção católica apostólica romana da África subsaariana.

Esta foi a segunda visita do Presidente João Lourenço dedicada ao acompanhamento da execução do projecto, depois da realizada em Junho do corrente ano. 

 

O director do Gabinete de Obras Especiais informou o Presidente da República das obras de recuperação da Igreja Antiga e do Forte da Muxima, com trabalhos de estabilização estrutural em curso, para além da preparação da futura ponte-cais, actualmente em fase de projecto, assim como a implementação de sistemas de drenagem e melhoria da rede eléctrica que seguem o seu curso normal.

O financiamento da actual fase em execução, pela linha de crédito de Portugal, totaliza 118 milhões de euros. 

Depois de receber explicações detalhadas sobre o andamento das obras, João Lourenço, acompanhado pelos empreiteiros e auxiliares do seu Executivo, percorreu várias áreas onde estão a ser executadas obras.

PUBLICIDADE