Ministro João Ernesto dos Santos defende reforço dos mecanismos de pacificação
Luanda - O ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, considerou, quinta-feira, em Addis Abeba, Etiópia, ser urgente reforçar os mecanismos de paz do continente.
Um comunicado da embaixada de Angola naquele país, citado pelo Jornal de Angola, refere que o governante discursava na 17.ª sessão ordinária do Comité Técnico Especializado em Defesa, Protecção e Segurança da União Africana, que abordou questões que têm a ver com a violência persistente e os seus impactos devastadores na vida das populações africanas.
Segundo o ministro, apesar de a União Africana dispor de instrumentos normativos importantes, estes precisam de ser ajustados para responder com maior eficácia aos conflitos e crises que continuam a surgir em várias regiões.
A sessão encerrou com o compromisso de reforçar a cooperação entre os Estados-membros e avançar na modernização dos instrumentos de paz e segurança da União Africana.
Durante o encontro, realizado no Centro de Conferências Nelson Mandela, os ministros analisaram, ainda, temas centrais para a segurança continental, com destaque para a situação da Força Africana em Alerta e a Reestruturação da AFRIPOL (Mecanismo da União Africana para a Cooperação Policial), entre outros assuntos estratégicos.
João Ernesto dos Santos esteve acompanhado na reunião pelo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Angolanas (FAA), general de aviação Altino dos Santos, e pelo 2.º comandante-geral da Polícia Nacional, comissário-chefe Domingos Ferreira de Andrade, que antes participaram na 20.ª Sessão dos Chefes do Estado-Maior e Chefes de Segurança e Protecção da União Africana.