Ministro Téte António diz que Conferência Rússia-África consolida cooperação abrangente
Luanda - A 2.ª Conferência Ministerial da Parceria Rússia-África representou um passo institucional importante para consolidar uma cooperação abrangente entre a Rússia e os países africanos, com foco na implementação do Plano de Acção 2023-2026, expansão do comércio, investimentos e cooperação técnica.
A constatação foi feita, sábado, no Cairo, Egipto, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, que intervinha durante a inauguração oficial do referido evento, com a parceria Rússia-Africa, que abre uma nova perspectiva de maior integração económica e oportunidades de desenvolvimento multidimensional.
De acordo com Téte António, citado numa nota do MIREX, a participação neste evento confirma o interesse em fortalecer as relações bilaterais e regionais, abrindo portas a novos investimentos, projectos económicos e cooperação técnica de longo prazo.
A 2.ª Conferência Ministerial da Parceria Rússia-África foi um encontro de alto nível entre os Ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores e outros altos representantes africanos e da Rússia.
O evento dá continuidade à cooperação estabelecida no âmbito da parceria Russia-Africa e visa implementar, monitorizar e impulsionar o Plano de Acção 2023-2026, aprovado após a primeira edição realizada em Sochi, na Federação Russa.
O foco principal foi o de avaliar o progresso e incentivar a execução integral deste Plano, que prevê cooperação em várias áreas-chave, tais como o comércio, investimentos, economia, segurança, energia, educação e tecnologia.
No evento, os Ministros falaram da necessidade da promoção do crescimento do comércio e do investimento, abordaram a questão da segurança, paz e estabilidade; a integração económica e soberania, a capacitação técnica e transferência de tecnologia e ainda o desenvolvimento de infraestrutura e educação.
Para o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, a parceria Rússia-Africa reforça a posição africana no sistema internacional ao promover um papel activo dos países africanos na definição das suas políticas externas e no equilíbrio do poder global.
Téte António informado sobre situação do conflito no Sudão
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, foi informado, sábado, no Cairo, Egipto, sobre a evolução do conflito que persiste no Sudão, bem como os seus impactos humanitários, políticos e sociais.
O tema foi abordado durante um encontro, que Téte António manteve com a ministra junto da Presidência da República do Sudão, Lemia Abdel Ghaffar Khalafallah, segundo uma nota de imprensa do MIREX.
O encontro entre as duas entidades realizou-se a margem da 2.ª Conferência Ministerial da Parceria Rússia-África, durante o qual foram analisados temas de interesse comum, com particular destaque para a situação política e de segurança naquele país.
As partes trocaram pontos de vista sobre os desafios à paz, à estabilidade e à unidade nacional sudanesa, num contexto marcado pela deterioração da situação de segurança.
O ministro reiterou a posição de Angola, enquanto país profundamente comprometido com a paz, o diálogo e a estabilidade em África, defendendo que os conflitos devem ser resolvidos por via pacífica, através do diálogo inclusivo e da negociação entre as partes envolvidas.
Sublinhou, igualmente, a importância do cessar-fogo, da protecção da população civil e do respeito pelo direito internacional humanitário.
Téte António reafirmou ainda o apoio de Angola aos esforços regionais e internacionais, nomeadamente da União Africana, das Nações Unidas e dos países da região, com vista à promoção de uma solução política duradoura para a crise sudanesa, liderada pelos próprios sudaneses.
Angola e Argélia reiteram incremento das trocas económicas e comerciais
Angola e Argélia reiteraram a vontade política de reforçar e diversificar a cooperação bilateral, com destaque para o incremento das trocas económicas e comerciais.
A vontade foi reafirmada durante um encontro, sábado, que o ministro das Relações Exteriores, Téte António, manteve com seu homólogo Ahmed Attaf.
O encontro teve lugar à margem da II Conferência Ministerial da Parceria Rússia–África, realizada no Egipto, sendo que as duas entidades que cuidam da diplomacia procederam a uma análise abrangente do estado das relações bilaterais, tendo manifestado satisfação pelo nível de amizade, solidariedade histórica e cooperação existente entre Angola e a Argélia.
No plano regional e multilateral, trocaram pontos de vista sobre a situação política e de segurança em África, com particular atenção para os desafios da paz e estabilidade no continente, o combate ao terrorismo e ao extremismo violento, bem como a promoção do desenvolvimento sustentável.
As partes sublinharam ainda a importância do reforço do papel da União Africana e das organizações regionais na prevenção e resolução de conflito.
Téte António e Ahmed Attaf abordaram igualmente questões de interesse comum no quadro das Nações Unidas e de outros fóruns multilaterais, reafirmando o compromisso com o multilateralismo, o respeito pelo direito internacional e a defesa de soluções pacíficas para os conflitos internacionais.
Manifestaram também convergência de posições quanto à necessidade de uma reforma das instituições de governação global, de modo a garantir maior representatividade dos países africanos.