Política

Política


PUBLICIDADE

Lunda-Norte regista 44 violações de fronteira no Natal

Hospital Neves Bendinha reduz em 50% mortes por queimaduras
Hospital Neves Bendinha reduz em 50% mortes por queimaduras Imagens: DR

Redacção

Publicado às 15h01 26/12/2025

Dundo – Quarenta e quatro casos de violações de fronteira foram registados nas últimas 24 horas (24 e 25) na província da Lunda-Norte, com 249 imigrantes da República Democrática (RDC) detidos.

Os dados foram revelados hoje, sexta-feira, no Dundo, pelo porta-voz do comando provincial da Polícia Nacional na Lunda-Norte, Domingos Mwanafumo, realçando que dos 249 imigrantes detidos 17 são menores de idade, acompanhados dos seus pais.

Segundo o responsável, os imigrantes, cujo objectivo era se instalar em zonas de exploração mineira, tentaram utilizar caminhos “fiotes” para entrar no território nacional, mas a pronta intervenção dos órgãos de defesa e segurança impediu esta tentativa.

Sem revelar números, disse que alguns imigrantes já foram repatriados e outros continuam no centro de detenção provisória.

Por outro lado, considerou calma a situação operativa no período em análise, onde foram registados 17 crimes diversos, com 23 presumíveis autores detidos.

Dos crimes registados, destaca-se ofensas à integridade física, danos, furtos, abuso sexual de menor, homicídio e posse ilegal de diamantes.

Igualmente, foram registados oito acidentes de viação, causando 11 feridos, dos quais dois em estado grave.

Na ocasião, Domingos Mwanafumo apelou a população no sentido de manterem a postura cívica demostrada na festa do Natal.

 

PUBLICIDADE