DIREITOS HUMANOS
Angola e Noruega realizam consultas bilaterais sobre direitos humanos
10/12/2025 10h00
Luanda - Angola e a Noruega realizaram as décimas segundas consultas bilaterais, no âmbito do protocolo de cooperação em matéria de direitos humanos, em Oslo, na semana finda.
Informação divulgada pelo JA Online indica que a delegação angolana foi chefiada pela secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania, Antónia da Cruz Yaba, acompanhada pelo embaixador de Angola na Noruega, Alcino da Conceição.
Por sua vez, a delegação norueguesa foi liderada pela secretária de Estado, Astrid Bergman, acompanhada pelo embaixador da Noruega em Angola, Bjornar Dahl Hotvedt.
A Noruega felicitou o Governo de Angola pela recente eleição a membro do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas para o mandato a iniciar em 2026, e pela celebração dos 50 anos da sua Independência Nacional.
Quanto à Estratégia Nacional de Direitos Humanos de Angola, Antónia da Cruz Yaba destacou que a mesma, aprovada em Abril de 2020, pretende assegurar que Angola alcance autonomia na avaliação, correcção e protecção dos direitos fundamentais dos cidadãos a curto e médio prazos.
Na avaliação, realçou que Angola teve mais de 90 por cento do seu plano de acção implementado, nos últimos cinco anos.
As próximas consultas bilaterais deverão ter lugar, em Angola, no último trimestre de 2026.