FINANçAS

Presidente da República recebe em audiência director-geral da IFC

Presidente da República, João Lourenço, recebeu em audiência o director-geral da Cooperação Internacional Financeira (IFC), Makhtar DiopImagem: Edições Novembro

11/12/2025 18h27

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, recebeu em audiência, esta quinta-feira, em Luanda, o director-geral da Cooperação Internacional Financeira (IFC), Makhtar Diop, com quem abordou os principais projectos que a instituição pretende financiar em Angola.

À saída da audiência, o director-geral da International Finance Corporation (IFC), Makhtar Diop, anunciou que a sua instituição está a trabalhar com o Governo angolano no financiamento de três linhas de transmissão eléctrica, além de iniciativas destinadas a acelerar o acesso à energia no meio rural.

Makhtar Diop, que não adiantou montantes financeiros, afirmou que a sua visita a Angola, iniciada terça-feira, incluiu contactos com empresas do sector privado, com o Fundo Soberano de Angola e membros do Executivo.

Sublinhou que a IFC está envolvida no financiamento de três linhas de transmissão eléctrica estruturantes para a integração energética regional, interligando o Norte de Angola ao Sul da República Democrática do Congo (RDC), a região Leste ao corredor Zâmbia–RDC e a ligação de Angola a Namíbia.

Realçou que estes investimentos vão permitir ao país exportar energia para os Estados vizinhos e reforçar a sua posição no mercado regional, enfatizando a importância de se acelerar a electrificação rural, prioridade reafirmada pelo Presidente João Lourenço, durante a audiência.

Revelou que a instituição assinou recentemente dois acordos com clientes angolanos, nos sectores agro-pecuário e no agro-negócio, visando aumentar a produção local e reduzir a dependência das importações alimentares.

Reconheceu que Angola possui grande potencial agrícola e a sua instituição pretende apoiar a transformação em crescimento económico real, dando a conhecer que investidores de vários países, incluindo o Brasil, demonstram interesse crescente por Angola, e a IFC está disponível para colaborar com tais parceiros na dinamização de novos investimentos.

Durante a sua visita a Angola, Makhtar Diop tem prevista uma deslocação ao Corredor do Lobito, infra-estrutura que considera essencial para o desenvolvimento nacional, considerando que o mesmo apresenta potencial para impulsionar novas cadeias de valor de logística e diversificação económica.

Disse que a IFC avalia ainda novas oportunidades de investimento no sector do turismo, área tida como estratégica para o crescimento económico e para a atracção de capital privado.

A International Finance Corporation, criada em 1956 e integrante do Banco Mundial, actua como principal braço de apoio ao sector privado nos países em desenvolvimento.

Com sede em Washington e com 189 países membros, dedica-se a promover o crescimento económico através de investimentos directos, mobilização de capital e assistência técnica ao sector empresarial, priorizando as áreas de energia renovável e clima, infra-estruturas, inclusão financeira, agricultura sustentável, educação e saúde.

As suas acções visam gerar empregos, melhorar o ambiente de negócios, aumentar a produtividade e reduzir a pobreza, através do fortalecimento do sector privado, apoiando exclusivamente empresas privadas, com projectos em energias renováveis, micro-crédito, eficiência energética, saúde, desenvolvimento urbano, entre outros.

Makhtar Diop, economista senegalês, lidera a Internacional Finance Corporation que tem como vocação ajudar a estruturar um sector privado forte e engajado, sobretudo em países de economias emergentes, como via para combater a pobreza extrema e impulsionar a prosperidade compartilhada.

Mais lidas


Últimas notícias