DIPLOMACIA

Angola e Bahrein estão empenhados em aprofundar a cooperação

Embaixador angolano recebido em audiência no Bahrein Imagem: DR

12/12/2025 11h47

Luanda - O embaixador de Angola não residente no Reino do Bahrein, Júlio Maiato, realçou, quinta-feira, em Manama, o empenho das autoridades dos dois países para o aprofundamento da cooperação nos campos diplomático, económico, empresarial, comercial e parlamentar.

 A apreciação foi feita durante uma audiência ao diplomata angolano concedida pelo director do Departamento para os Assuntos Árabes e Africanos do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino do Bahrein, Ahmad Mohamed Al Turaifi.

Uma nota de imprensa indica que o encontro teve como propósito o reforço das relações bilaterais entre Angola e o Reino do Bahrein, assim como identificar novas oportunidades de cooperação e investimento.

A ocasião serviu, igualmente, para reforçar o interesse de Angola na assinatura de instrumentos jurídicos bilaterais que consolidem a cooperação e facilitem o intercâmbio institucional e privado, e a promoção de investimentos bareinitas em Angola.

Dentre estes, destaque para os sectores da energia, mineração, agricultura, turismo, infra-estruturas e banca, assim como a possibilidade de organizar consultas políticas entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino do Bahrein (MoFA) e o Ministério das Relações Exteriores de Angola (MIREX).

Também no quadro do reforço da cooperação bilateral, o embaixador Júlio Maiato manteve um encontro com o primeiro vice-presidente da Câmara do Comércio e Indústria do Bahrein (BCCI), Khaled Mohammed Yoosef Najeebi, bem como com figuras de destaque no mundo dos negócios e das finanças no Bahrein.

Com o alto responsável da BCCI foram abordados diversos assuntos, entre os quais a organização de uma missão empresarial bareinita a Angola, com vista a identificar oportunidades concretas de investimento em vários sectores, especialmente no da agro-indústria e a realização de um fórum Angola–Bahrein sobre oportunidades de negócios e ainda o reforço da interligação institucional entre as Câmaras de Comércio de Angola e do Bahrein.

Mais lidas


Últimas notícias