EXéRCITO
PR destaca papel do Exército na defesa da integridade territorial
18/12/2025 11h23
Luanda - O Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), João Lourenço, realçou, esta quarta-feira, o papel central do Exército na defesa da integridade territorial, preservação da paz e garantia da estabilidade nacional.
Numa mensagem dirigida aos oficiais generais, superiores, capitães, subalternos, sargentos, praças e trabalhadores civis, por ocasião do trigésimo quarto aniversário do Exército, assinalado esta quarta-feira (17), João Lourenço sublinha que a efeméride ocorre num ano histórico para o país, por se celebrar os 50 anos da Independência Nacional, comemorados a 11 de Novembro último.
De acordo João Lourenço, a data constitui um momento de evocação do sacrifício, coragem e abnegação de todos os angolanos que lutaram para edificar uma Angola livre, soberana e independente, tendo o Exército se afirmado como um dos pilares fundamentais do Estado angolano.
O Presidente da República realça que o Exército nasceu da vontade soberana do povo angolano de consolidar a paz, transformar um passado de conflito num futuro de esperança e construir uma força terrestre robusta, disciplinada, organizada e capaz de defender a pátria em qualquer circunstância.
Na sua mensagem, o Comandante-em-Chefe das FAA reconhece o contributo decisivo dos militares e trabalhadores civis do Exército para a preservação da ordem constitucional, segurança das populações e reforço da soberania nacional, enaltecendo o espírito patriótico, a disciplina, o profissionalismo e o sentido de missão demonstrados no cumprimento do dever.
Alerta para os desafios do mundo contemporâneo, que exigem maior atenção às dinâmicas geo-estratégicas, evolução tecnológica e ameaças híbridas, cibernéticas e não convencionais, bem como o reforço da actuação conjunta com os demais ramos das Forças Armadas Angolanas e parceiros estratégicos do Sistema de Segurança Nacional.
Neste contexto, reitera o compromisso do Estado angolano com a modernização e reequipamento do Exército, valorização dos recursos humanos, formação contínua, inovação tecnológica e reforço da capacidade operacional, considerando o capital humano como a principal força da instituição.
João Lourenço destaca o papel do Exército angolano na cooperação militar regional, africana e internacional, através da diplomacia militar, do intercâmbio técnico-profissional e da participação em operações de apoio à paz e missões de estabilização, contributos que elevam o prestígio de Angola no continente e no mundo.
Reitera o seu compromisso em apoiar todas as iniciativas que visem fortalecer o Exército de Angola, reforçar a coesão interna, valorizar a carreira militar e consolidar a missão suprema de defesa da integridade territorial, soberania e segurança nacional.
O Presidente da República endereça calorosas felicitações a todos os efectivos e trabalhadores civis do Exército e expressa o reconhecimento da Nação pelo contributo inestimável à paz, segurança e desenvolvimento de Angola.