CRIANçAS

Casal Presidencial convive com crianças na festa de Natal "Roda do Amor"

Casal Presidencial convive com cerca de 300 crianças na festa de Natal "Roda do Amor"Imagem: Edições Novembro

19/12/2025 10h12

Luanda - Cerca de 300 crianças conviveram, esta quinta-feira, com o Casal Presidencial, no Palácio da Cidade Alta, no quadro da festa de Natal "Roda do Amor".

Com efeito, o Presidente da República, João Lourenço, e a Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, receberam as crianças, provenientes das 21 províncias do país. 

As crianças efectuaram uma visita guiada ao Palácio Presidencial, percorrendo os vários gabinetes que integram o edifício, incluindo as salas de reuniões do Conselho de Ministros e da assinatura de Protocolos, assim como o Salão Nobre e o Gabinete do Presidente da República.

A "Roda do Amor" é um plataforma concebida pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, envolvendo crianças na primeira infância e em idade escolar até aos 14 anos, visando promover valores e princípios sociais fundamentais.

Na sua sala de trabalho, o Presidente angolano respondeu a perguntas de algumas crianças, uma das quais questionou João Lourenço sobre a forma como se tornou também Presidente da União Africana.

“Por via da eleição”, respondeu João Lourenço, explicando que era “a vez da região da SADC, dos países do Sul de África. Dentro da SADC, não houve votos contra. Todos votaram a favor de Angola. É Angola que está a presidir a União Africana neste momento. Há duas votações, uma primeira na região, aqui da SADC, depois uma última votação já em Adis Abeba, onde tem a sede da União Africana”.

Uma outra criança, durante os momentos de interacção com o Casal Presidencial, na Sala de Audiências, perguntou a João Lourenço como conseguia comandar Angola.

“Angola é grande, tem muita população, colaboradores, os ministros, secretários de Estado, directores, governadores, administradores municipais e, todos eles, ajudam a comandar a Angola, como tu dizes”, respondeu o Presidente da República, citado pelo JA Online.

Nos jardins do Palácio Presidencial, as crianças brincaram, cantaram, dançaram e assistiram sessões de teatro, além de terem recebido brinquedos.

A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, deu as boas-vindas às crianças e explicou-lhes a importância de estarem a participar do programa de Natal da plataforma “Roda do Amor”.

“A Roda do Amor preparou este Natal especial, uma edição especial, porque estamos a comemorar os 50 anos da Independência de Angola”, disse a ministra.

Por seu lado, a ministra da Educação, Luísa Grilo, fez uma caracterização da festa, tendo em conta os valores proporcionados pelo projecto, sublinhando que a festa de Natal da “Roda do Amor” representa um motivo de alegria, tendo como fundamento o amor às crianças, consolidando-se como um momento de transmissão de valores sociais e afectivos.

Mais lidas


Últimas notícias