POLICIA
Polícia no Luvo trava saída de mais de 60 toneladas de produtos para RDC
26/12/2025 14h57
Mbanza Kongo - Mais de sessenta toneladas de produtos diversos foram apreendidas quarta-feira pela Polícia Fiscal Aduaneira no município fronteiriço do Luvo, província do Zaire, por tentativa de contrabando para a República Democrática do Congo.
Segundo o porta-voz da Polícia Nacional no Zaire, intendente Luís Bernardo, a mercadoria não declarada, foi apreendida em caminhos clandestinos e em veículos contentorizados que transitam para o país vizinho.
Entre os produtos, constam quantidades consideráveis de sacos de arroz, peixe seco, bebidas enérgicas, sal de cozinha e detergentes.
Luís Bernardo disse que a mercadoria foi apreendida na sequência de uma inspecção física levada a cabo pela Polícia Fiscal Aduaneira em camiões provenientes da capital do país, Luanda.
Apreensão de combustível
Por outro, mais de três mil litros de combustíveis foram apreendidos no município do Luvo, por suposto contrabando de derivados de petróleo.
Entre os produtos petrolíferos, constam mais de dois mil litros de gasolina e mais de mil litros de gasóleo, que tinham como destino à RDC.
Acondicionado e recipientes plásticos de 30 litros cada, o combustível estava a ser transportado em motorizadas de três rodas.
A mercadoria apreendida foi entregue à Administração Geral Tributária (AGT) no município fronteiriço do Luvo, que dista 60 km a norte da cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire.