MIGRAçãO
SME repatria mais de 900 estrangeiros

01/01/2026 10h21
Saurimo – Novecentos e 48 cidadãos estrangeiros ilegais foram repatriados da Lunda-Sul este ano (mais 117 de 2024), no quadro das acções de fiscalização realizadas pelos especialistas do Serviço de Imigração Estrangeira (SME), disse hoje, terça-feira, em Saurimo, o director do órgão, Vidal Coutinho.
Em declarações à ANGOP, Vidal Coutinho disse que, deste número (948), 774 é do âmbito da Operação Conexão, levada a cabo pelas autoridades de 19 de Outubro à presente data.
Explicou que maior parte são cidadãos provenientes da República Democrática do Congo (RDC) e foram interpelados nos mercados, vias públicas, estabelecimentos comerciais e paragens de táxis, sendo que a maior parte entrou por via terrestre.
De acordo ainda com o responsável, apesar de a fronteira fluvial não oferece grandes perigos porque é pouco frequentada, nesta fase da quadra festiva a fiscalização nela será reforçada, para inibir a entrada de estrangeiros.
Vidal Coutinho informou ainda que durante o ano, o SME emitiu nove guias de saída voluntária a favor de cidadãos estrangeiros, contra 13 do igual período anterior, e a restituição a liberdade de cinco cidadãos de diversas nacionalidades, através da soltura dada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
No período, frisou, o SME arrecadou para a Conta Única do Tesouro (CUT) 52 milhões, 555 mil e 713 kwanzas, resultante da aplicação de diversas multas, registando um aumento de 20 milhões, 280 mil e 230 kwanzas, em relação a 2024.
Miguel Coutinho apelou à população a evitar a guarnição de estrangeiros ilegais e a colaborarem com as autoridades na denúncia de eventuais indivíduos que entraram sem permissão na região, para serem apreendidos.
Perspectivas para 2026
Vidal Coutinho disse que a contínua formação de recursos humanos, com vista a potenciá-los com conhecimentos a fim de melhorar a sua actuação, incrementar acções inovadora que visam combater à imigração ilegal e o seu auxílio, reorganizar a estrutura funcional do órgão, reforçar com efectivos no posto transfronteiriço do Chiluage e concluir as instalações existentes na mesma circunscrição.
Igualmente estende os serviços nos municípios do Dala, Cacolo e Muconda. Actualmente, o SME controla na Lunda-Sul 813 estrangeiro, sendo 737 do sexo masculino.