Política

Política


PUBLICIDADE

Presidente João Lourenço analisa com homólogo da Suíça reforço da cooperação

Presidente da República, João Lourenço, aborda cooperação com homólogo da Suíça, Guy Parmelin, no Dubai, Emirados Árabes Unidos
Presidente da República, João Lourenço, aborda cooperação com homólogo da Suíça, Guy Parmelin, no Dubai, Emirados Árabes Unidos Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 11h52 03/02/2026 - Actualizado às 13h25 03/02/2026

Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, abordou, esta terça-feira, no Dubai (Emirados Árabes Unidos), com o seu homólogo da Suíça, Guy Parmelin, o reforço da cooperação entre os dois países.

O encontro realizou-se à margem da Cimeira Mundial de Governos, que inicia esta terça-feira, no Dubai com participação de dezenas de Chefes de Estado e de Governo, incluindo o Presidente da República e em exercício da União Africana, João Lourenço.

Angola e a Suíça cooperam há vários anos em diferentes sectores.

No ano passado, os dois países manifestaram a intenção de finalizar alguns instrumentos jurídicos bilaterais, com foco na protecção de investimentos e prevenção da dupla tributação, aspectos considerados importantes para facilitar o fluxo de capitais e fomentar a cooperação económica.

Encontro com secretária-geral da Organização Mundial do Turismo

João Lourenço, recebeu em audiência, esta terça-feira, no Dubai, a secretária-geral da Organização Mundial do Turismo ligada as Nações Unidas (ONU-Turismo).

A audiência aconteceu, à margem da Cimeira Mundial de Governos 2026.

A Organização Mundial do Turismo é uma agência especializada das Nações Unidas e destina-se a promover e desenvolver o turismo entre os países membros do mundo.

Lançamento da Cimeira Global de Investimentos para África

Segundo o programa oficial, o estadista angolano tem ainda agendada audiência com o primeiro-ministro da Sérvia, assim como participa no lançamento da Cimeira Global de Investimentos para África.

O Presidente da República é um dos oradores no painel sobre Perspectivas de Governação e o Futuro do Investimento em África, e na mesa-redonda sobre economias emergentes.

Na Cimeira Mundial dos Governos estão representados mais de 150 países, incluindo 45 Chefes de Estado e de Governo, para além de líderes empresariais, pensadores, académicos, cientistas e especialistas, envolvendo cerca de seis mil e 250 participantes.

"Moldar os Governos do Futuro" é o tema central do evento, a decorrer até quinta-feira, com uma agenda alinhada com as principais mudanças mundiais e os rápidos desenvolvimentos em sectores vitais.

O primeiro dia da cimeira está a ser preenchido com debates em fóruns de jovens cientistas, inteligência artificial e intercâmbio de experiências governamentais, bem como sessões sobre o futuro da comunicação, economia da experiência, futuro da América Latina e futuro do investimento em África.

A cimeira visa formular estratégias e visões compartilhadas para aprimorar a governação mundial e a cooperação internacional, através de discussões e painéis orientados para a identificação de soluções realistas e eficazes para os crescentes desafios mundiais.

Segundo Mohammad Al Gergawi, presidente da organização da cimeira, o evento representa uma plataforma de excelência para moldar o futuro e fomentar a proactividade dos governos.

PUBLICIDADE