Política

Política


PUBLICIDADE

"Liberdade" destaca importância de honrar heróis da Luta de Libertação

"Liberdade" destaca importância de honrar heróis da Luta de Libertação Nacional
"Liberdade" destaca importância de honrar heróis da Luta de Libertação Nacional Imagens: DR

Redacção

Publicado às 15h33 04/02/2026

Luanda - O ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade” destacou, esta quarta-feira, em Luanda, a importância de honrar os heróis da Luta de Libertação Nacional pelo contributo crucial para independência, soberania e o reconhecido de Angola no concerto das nações.

O governante expressou o facto em declarações à imprensa, no final do hasteamento da Bandeira Monumento, no Museu Nacional de História Militar, a propósito do 65.º aniversário do Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, em memória aos heróis do 4 de Fevereiro de 1961.

Na ocasião, referiu que a decisão dos patriotas angolanos, em 1961, de iniciar a luta de libertação nacional, culminando com a proclamação da independência, a 11 de Novembro de 1975, permite que aos angolanos trabalhem para o desenvolvimento do país.

Neste sentido, apelou aos angolanos, sobretudo à juventude, trabalhar mais e melhor para a consolidação dos ideais da liberdade.

“Cada um no seu tempo. Se em 1961 era um pequeno grupo de cidadãos que decidiram lutar, hoje somos milhões e, como milhões, devemos fazer muito mais e melhor, seguindo, naturalmente, o exemplo dos nossos heróis”, sublinhou.

Por outro lado, João Ernesto dos Santos realçou os programas existentes no âmbito da valorização dos antigos combatentes, ressaltando que muitos fazem parte das Forças Armadas Angolana, uns passaram à reforma e outros integram o conjunto de pensionistas do Instituto de Segurança Social deste organismo.

Disse, igualmente, que o Executivo tem estado a fazer tudo para que se criem condições que permitam proporcionar uma vida melhor a todos aqueles que lutaram pela independência, pela conquista da paz, unidade e reconciliação nacional.

O responsável fez saber ainda que o Marco Histórico 4 de Fevereiro, localizado no município do Cazenga, encontra-se em estudo para, num futuro próximo, beneficiar de intervenções de melhoria do seu estado.

Angola assinala, nesta quarta-feira, dia 4 de Fevereiro, o 65° aniversário do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, um marco na história do pais, sob lema "Preservando os Valores da Pátria, Honremos os Nossos Heróis".

Recorda-se que, em 1961, patriotas angolanos iniciaram a resistência armada contra o regime colonial português, que culminou com a proclamação da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975.

 

PUBLICIDADE