Política

Política


PUBLICIDADE

Nomeada nova ministra da Educação

Ministra da Educação, Erika Linete Batalha de Carvalho Aires
Ministra da Educação, Erika Linete Batalha de Carvalho Aires Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 13h09 06/02/2026 - Actualizado às 15h39 06/02/2026

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, esta sexta-feira, Erika Linete Batalha de Carvalho Aires, para o cargo de Ministra da Educação.

Por conveniência de serviço, João Lourenço exonerou, em decreto assinado esta sexta-feira, Luísa Maria Alves Grilo, do cargo de ministra da Educação, para o qual tinha sido nomeada em Setembro de 2022.

Erika Linete Batalha de Carvalho Aires, de 46 anos, tem um mestrado em Gestão e Políticas Públicas e experiência como docente universitária.

Nascida a 8 de Setembro de 1979, é deputada à Assembleia Nacional, eleita pelo Círculo Nacional do MPLA, integrando a Comissão da Administração do Estado e Poder Local.

Actualmente, desempenha a função de segunda vice-presidente do Grupo Parlamentar do MPLA.

O seu percurso profissional está marcado pelo exercício de várias funções na administração pública e no ensino superior, entre as quais, entre 2004 e 2009, foi assistente do presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

De 2013 a 2016, exerceu funções como docente universitária na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, e, de 2014 a 2015, foi assistente de Direcção dos Recursos Humanos no Ministério das Finanças.

Em 2025, trabalhou como consultora no Gabinete de Quadros do Presidente da República.

PUBLICIDADE