Política

Política


PUBLICIDADE

Empossada nova ministra da Educação

Presidente da República, João Lourenço, empossa nova ministra da Educação, Erika de Carvalho Aires
Presidente da República, João Lourenço, empossa nova ministra da Educação, Erika de Carvalho Aires Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 10h52 09/02/2026 - Actualizado às 11h30 09/02/2026

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, reconheceu, esta segunda-feira, em Luanda, que a taxa de crianças fora do sistema de ensino em Angola continua elevada, e apontou como uma das principais causas a insuficiência de infra-estruturas, sobretudo no ensino primário, agravada pela forte pressão demográfica.

Ao conferir posse a nova ministra da Educação, Erika de Carvalho Aires, o Presidente da República adiantou que, apesar dos avanços registados com a construção de escolas no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP), o défice ainda é significativo e defendeu a necessidade de se acelerar o ritmo das obras.

Para o efeito, assegurou que o Executivo está disposto a mobilizar todos os recursos necessários para enfrentar o que considerou um “problema social”.

Destacou a importância estratégica da educação para o desenvolvimento do país e orientou a nova ministra a trabalhar para melhorar a qualidade do ensino e garantir que nenhuma criança fique fora da escola.

Deu a conhecer que o Governo continua a trabalhar para recuperar recursos financeiros do Estado angolano que se encontram no exterior, por decisão de tribunais nacionais, que poderão ser aplicados na construção de novas escolas.

Por seu lado, Erika de Carvalho Aires afirmou que vai dar continuidade aos programas em curso e trabalhar para colocar na escola todas as crianças que se encontram fora do ensino primário e pré-escolar, dando foco a qualidade do ensino e a expansão da rede escolar.

Em declarações à imprensa, recordou que o Ministério da Educação é o órgão responsável por coordenar e executar as políticas educativas nos níveis pré-escolar, primário e secundário.

Segundo a ministra, a principal preocupação do Executivo passa por melhorar a qualidade do ensino e garantir o acesso das crianças que ainda estão fora do sistema educativo.

João Lourenço empossou a nova ministra da Educação, Erika Linete Batalha de Carvalho Aires, nomeada, sexta-feira última, em substituição de Luísa Grilo.

Assistiram a cerimónia de empossamento, ministros de Estado, ministros, entre outros auxiliares do Presidente da República.

Erika Linete Batalha de Carvalho Aires, de 46 anos, tem um mestrado em Gestão e Políticas Públicas e experiência como docente universitária.

Nascida a 8 de Setembro de 1979, é deputada à Assembleia Nacional, eleita pelo Círculo Nacional do MPLA, integra a Comissão da Administração do Estado e Poder Local, sendo igualmente segunda vice-presidente do Grupo Parlamentar do seu partido.

Entre 2004 e 2009, foi assistente do presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), tendo sido também docente universitária na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto e assistente de Direcção dos Recursos Humanos no Ministério das Finanças.

Trabalhou como consultora no Gabinete de Quadros do Presidente da República.

PUBLICIDADE