Angola propõe cessar-fogo entre Governo da RDC e o M23
Luanda - Angola propôs, esta quarta-feira, um novo cessar-fogo entre o Governo da República Democrática do Congo (RDC) e o movimento M23, a vigorar a partir das 12h00 horas do dia 18 do corrente mês.
Uma nota da Secretaria de Imprensa do Presidente da República indica que a proposta surge na sequência do encontro realizado, em Luanda, segunda-feira última, entre o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, e os seus homólogos do Togo, Faure Essozimna Gnassingbé, da RDC, Félix Tshisekedi, e o antigo Presidente da Nigéria, Olusegun Obasanjo.
Segundo a nota, o Governo angolano aguarda por um pronunciamento público de aceitação da data proposta.
Em relação ao início da fase preparatória do diálogo inter-congolês, a decorrer em Luanda, a nota de imprensa revela que as autoridades angolanas vão anunciar a realização do mesmo oportunamente.
Recorde-se que, segunda-feira última, João Lourenço, Félix Tshisekedi, da RDC, Faure Gnassingbé, do Togo, e Olusengun Obasanjo, em representação dos cinco antigos Chefes de Estado designados pela União Africana como facilitadores do processo de paz da RDC, decidiram apelar as partes em conflito a declararem um cessar-fogo.
Decidiram igualmente encorajar as partes a acelerar a aplicação dos Mecanismos de Verificação do Cessar-fogo, acordados em Doha (Qatar), a 14 de Outubro de 2025.
Na ocasião, decidiram conferir a Angola o mandato para iniciar consultas com todas as partes congolesas interessadas, com vista a criar condições para a realização do diálogo inter-congolês.
Sublinharam a necessidade de recordar as decisões tomadas ao abrigo do Acordo de Washington, de 4 de Dezembro de 2025, e das Resoluções 2773 (2025) e 2808 (2025) do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a retirada das tropas rwandesas do território da RDC e a neutralização das Forças Democráticas de Libertação do Rwanda (FDLR).
O Presidente do Togo, Faure Gnassingbé, foi recentemente designado mediador da União Africana para o conflito no leste da RDC, no âmbito das iniciativas da organização continental para a busca da paz, segurança e estabilidade naquela região.