PR participa no diálogo sobre segurança sanitária em África
Luanda – O Presidente da República e em exercício da União Africana, João Lourenço, participa, esta sexta-feira, em Addis Abeba (Etiópia), no diálogo de alto nível sobre finanças e saúde relativa a segurança e soberania sanitária em África.
Organizado pelo Centro de Controlo de Doenças de África (CDC) e pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), o diálogo realiza-se à margem da trigésima nona Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, durante a qual João Lourenço vai cessar o seu mandato na presidência da organização continental.
O Chefe de Estado angolano, que se encontra desde quinta-feira em Addis Abeba, participa ainda, esta sexta-feira, na segunda Cimeira Itália-África, que se realiza no quadro dos eventos paralelos à Cimeira da União Africana, que vai decorrer sábado e domingo.
A agenda do Presidente João Lourenço contempla a sua participação num jantar de Estado, esta sexta-feira, oferecido pelo Primeiro-Ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, no Centro de Convenções Internacional de Addis Abeba.
Sábado, a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo inicia com a passagem da presidência de João Lourenço para o Presidente do Burundi, Evariste Ndayishimiye.
O programa de abertura da cimeira contempla o anúncio da mesa para 2026, a apresentação do novo Presidente em exercício da organização continental e o seu discurso de aceitação, seguido da fotografia de família e sessões de trabalho à porta fechada.
No capítulo da paz e segurança, a cimeira vai apreciar o relatório do Conselho de Paz e Segurança da União Africana sobre as actividades desenvolvidas e o estado da paz e segurança em África, referente ao período de Janeiro a Dezembro de 2025.
A agenda inclui a análise do projecto de memorando de entendimento entre a União Africana, as Comunidades Económicas Regionais e os Mecanismos Regionais sobre a utilização da Força Africana em Estado de Alerta, bem como o relatório sobre as reformas institucionais da organização.
No domínio da participação da União Africana no G20, o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, vai prestar informações sobre os resultados da Cimeira realizada, em Novembro de 2025, em Joanesburgo.
Por seu lado, o presidente da Comissão da União Africana, Mahmoud Ali Youssouf, apresenta o relatório sobre a participação da organização na reunião do G-20.
Os líderes africanos vão analisar ainda os relatórios anual do presidente da Comissão, dos Campeões e dos comités da Conferência, entre os quais o Comité dos Chefes de Estado e de Governo sobre o África CDC, apresentado pelo Presidente cessante, João Lourenço.
Na agenda consta também a apreciação dos relatórios do Fórum do Mecanismo Africano de Avaliação pelos Pares e dos comités de Orientação da AUDA-NEPAD, dos Dez sobre a Reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e sobre as Alterações Climáticas
A cimeira decorre sob o lema “Garantir disponibilidade sustentável de água e sistemas seguros de saneamento para alcançar as metas da Agenda 2063”.
A União Africana (UA) foi criada em 2002, sucedendo à Organização da Unidade Africana (OUA), fundada em 1963, tendo por missão promover a integração, paz, segurança, democracia e desenvolvimento económico entre os seus 55 Estados-membros.