Política

Política


PUBLICIDADE

Secretário Geral da ONU elogia presidência de João Lourenço na União Africana

Presidente da República, João Lourenço, reúne-se com Secretário-geral da ONU, na Etiópia
Presidente da República, João Lourenço, reúne-se com Secretário-geral da ONU, na Etiópia Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 17h34 13/02/2026 - Actualizado às 17h36 13/02/2026

Luanda - O Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, considerou, esta sexta-feira, eficaz a liderança de Angola na União Africana e destacou o empenho do Presidente da República, João Lourenço, na promoção da paz e defesa do multilateralismo.

Em declarações à imprensa, à saída de um encontro com o Estadista angolano, à margem da trigésima nona Cimeira da União Africana, António Guterres felicitou João Lourenço pela condução da organização continental, que classificou como “extremamente eficaz”.

Sublinhou a determinação de João Lourenço na busca da paz entre a República Democrática do Congo, o movimento M23 e o Rwanda, referindo tratar-se de um esforço marcado por generosidade rara no actual contexto internacional.

No quadro da agenda paralela à cimeira da União Africana, o Presidente da República concedeu ainda audiências ao presidente da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas Jeffrey Sachs, ao director-geral da UNESCO, e aos presidentes do BAD e do Afreximbank.

Com efeito, Presidente João Lourenço recebeu em audiência o director-geral da UNESCO, Khaled El-Enany, com quem analisou o reforço da cooperação bilateral.

Em uma outra audiência, João Lourenço recebeu o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Sidi Ould Tah.

Na sua actividade paralela a realização da trigésima nona cimeira da União Africana, João Lourenço reuniu-se ainda com o presidente do Conselho de Administração do Afreximbank, George Elombi, com quem analisou o aprofundamento da cooperação.

A trigésima nona Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana decorre sábado e domingo, altura em que João Lourenço vai endossar a presidência pro tempore da organização para o seu homólogo do Burundi, depois de um ano de mandato, iniciado em Fevereiro do ano passado.

PUBLICIDADE