Política

Política


PUBLICIDADE

Presidente da República reúne-se com homólogos em Adis Abeba

Presidente da República, João Lourenço, reúne-se com seu homólogo de Cabo Verde, José Maria Neves, na Etiópia
Presidente da República, João Lourenço, reúne-se com seu homólogo de Cabo Verde, José Maria Neves, na Etiópia Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 09h07 15/02/2026

Luanda - O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, realçou, este sábado, em -Adis Abeba (Etiópia), a excelência das relações bilaterais com Angola e felicitou o seu homólogo João Lourenço, pela presidência da União Africana, durante um ano de mandato.

Em declarações à imprensa, no final de um encontro com o Presidente angolano, à margem da trigésima nona Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, José Maria Neves afirmou que foi abordado o estado das relações entre os dois países e a situação política e de segurança no continente africano e no mundo.

José Maria Neves referiu que a conversa incidiu igualmente sobre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e sobre os desafios que África enfrenta, com destaque para os conflitos no Sudão e na República Democrática do Congo, a instabilidade na África Ocidental, o terrorismo e as rupturas constitucionais.

Defendeu o esforço conjunto dos Estados africanos para privilegiar soluções negociadas para os conflitos, desencorajar golpes de Estado e reforçar o respeito pela ordem constitucional, multilateralismo e direito internacional.

Em relação ao balanço da União Africana, o Presidente de Cabo Verde considerou que, apesar dos desafios ligados à paz e segurança, a organização registou avanços significativos, sobretudo no processo de reforma institucional e na implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana.

Reiterou a importância de se aprofundar a integração africana e fortalecer os mecanismos colectivos de resposta às crises, sublinhando que a cooperação entre os Estados continua a ser essencial para assegurar estabilidade e desenvolvimento sustentável no continente.

Audiências com Presidentes da Tanzânia e Botswana

Na sede da União Africana, João Lourenço manteve ainda um encontro com a Presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, com quem abordou o estado das relações bilaterais e o fortalecimento da parceria, baseada em acordos existentes nos domínios da defesa, segurança, comércio e investimento, entre outros. 

A cooperação abrange igualmente os sectores da agricultura, energia, transportes e protecção civil, com o propósito de dinamizar o intercâmbio comercial e impulsionar o desenvolvimento conjunto na região da SADC.

Numa outra audiência, o Presidente angolano reuniu-se com o seu homólogo do Botswana, Duma Boko.

Recorde-se que a cooperação entre Angola e Botswana, estabelecida em 1976 e reforçada por um Acordo Geral assinado em 2006, incide sobre os sectores da produção de diamantes, agricultura, saúde, turismo e educação.

Audiência ao presidente do Parlamento Pan-Africano

No quadro da sua agenda diplomática, este sábado, João Lourenço recebeu ainda em audiência a presidente do Parlamento Pan-Africano, Fortune Zephania Charumbira, com quem abordou matérias ligadas ao reforço do papel das instituições continentais e consolidação da integração africana.

PUBLICIDADE