Ministro Téte António destaca reforço do multilateralismo africano
Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, destacou, em Adis Abeba (Etiópia), o reforço do multilateralismo africano.
De acordo com uma nota do MIREX, o chefe da diplomacia angolana, que falava à margem da cerimónia de encerramento do mandato de Angola na presidência da União Africana, salientou que o país contribuiu para o fortalecimento do diálogo político entre os Estados-membros e para a consolidação das instituições da organização continental.
Segundo Téte António, houve um empenho particular nas iniciativas de prevenção e resolução de conflitos em diferentes regiões do continente.
O ministro das Relações Exteriores referiu, ainda, que a diplomacia angolana apoiou iniciativas ligadas à implementação de instrumentos estratégicos africanos, com enfoque no crescimento inclusivo e na cooperação regional.
O governante destacou a abordagem equilibrada dos grandes temas, realçando o privilégio do consenso, respeito mútuo e a concertação diplomática.
O encontro, sublinha a mesma nota, simboliza não apenas o fim de um ciclo institucional, mas também o reconhecimento do trabalho colectivo, da disciplina e da competência técnica dos diplomatas angolanos.
A ocasião representou, além de um momento de celebração, uma ocasião de reflexão sobre os desafios futuros e de renovação do compromisso de Angola com os valores da unidade, solidariedade e progresso do continente africano.
Recorde-se que Téte António integrou a delegação do Presidente João Lourenço em Adis Abeba.