França e Angola celebram parceria
Luanda - A França reafirmou a vontade de prosseguir uma parceria ambiciosa com Angola, baseada na confiança, inovação e partilha.
A intenção foi manifestada por via de um comunicado de imprensa tornado público segunda-feira, por ocasião da comemoração do 50.º aniversário do reconhecimento da independência de Angola por aquele país europeu.
Segundo o documento, citado pelo JA Online, este 50.º aniversário constitui uma etapa importante para os países celebrarem os sucessos comuns.
Desde 1976, a relação franco-angolana não parou de fortalecer e diversificar, baseando-se, hoje, em cooperações sólidas em áreas essenciais, como Educação, apoio à juventude, Segurança Alimentar, Desenvolvimento Sustentável e Cultura.
O Memorando de Entendimento, assinado em Janeiro de 2025, que estabelece um mecanismo de consultas políticas, formaliza o quadro do diálogo político bilateral para aproximar posições e cooperar em questões importantes, nomeadamente multilaterais, e cruzar as prioridades angolanas e francesas.
De acordo com o comunicado, esta relação insere-se numa dinâmica de contactos regulares ao mais alto nível, ilustrada pela visita do Presidente Emmanuel Macron a Angola em 2023 e pela visita a Paris do Presidente João Lourenço em Janeiro de 2025.