Presidente da Assembleia Nacional dialoga com embaixadores do Japão e da Alemanha
Luanda - O Presidente da Assembleia Nacional, Adão de Almeida, recebeu, em audiências separadas, esta quarta-feira, em Luanda, os embaixadores do Japão, Hiroaki Sano, e da Alemanha, Stefan Traumann, com quem abordou o reforço das relações parlamentares.
À saída do encontro, o embaixador japonês, Hiroaki Sano, sublinhou que o diálogo serviu para avaliar os 50 anos de relações diplomáticas entre Angola e o Japão, que se assinalam este ano.
O diplomata considerou positiva a evolução da cooperação, recordando a recente visita do Presidente João Lourenço ao Japão, que deu um novo impulso ao relacionamento entre os dois países, publica o site da Assembleia Nacional.
Hiroaki Sano adiantou que o volume de negócios entre Angola e o Japão ronda os 200 milhões de dólares, segundo os dados disponíveis, mas defendeu uma leitura mais abrangente da cooperação económica, tendo em conta operações comerciais indirectas.
Reconheceu a existência de margem para aprofundar a vertente económica e o intercâmbio institucional, incluindo ao nível parlamentar.
Por seu lado, o embaixador da Alemanha, Stefan Traumann, destacou a importância do papel dos parlamentos para uma democracia viva, e afirmou ter sido analisado o reforço da cooperação parlamentar, através da troca de delegações, como complemento essencial às relações entre os governos.
No plano económico e político, Stefan Traumann mostrou-se optimista quanto ao futuro da parceria entre Angola e a Alemanha, com destaque para projectos ligados ao Corredor do Lobito e a presença do seu país em iniciativas multilaterais.
Revelou que, na sequência da visita do Presidente alemão a Angola, no ano passado, novas iniciativas estão em preparação e poderão ser anunciadas, nos próximos meses.