Angola pode acolher Mundial de Barcos Eléctricos
Luanda - O presidente da UIM E1 World Championship, Alejandro Agag, revelou, esta quarta-feira, em Luanda, que Angola poderá acolher, em Setembro do corrente ano, uma etapa do Campeonato do Mundo de Barcos Eléctricos.
Em declarações à imprensa, no final de uma audiência com o Presidente da República, João Lourenço, adiantou que foram abordadas questões atinentes aos projectos ligados à realização do evento, em Luanda.
Afirmou que as conversações incidem sobre a possibilidade de organizar na capital angolana uma corrida do campeonato internacional de motonáutica eléctrica, iniciativa que poderá integrar o calendário mundial da competição.
Segundo disse, as partes iniciaram negociações formais e esperam concluir, nas próximas semanas, os acordos necessários para que Luanda acolha a prova ainda este ano, visando tornar a cidade uma etapa anual da competição.
Sublinhou ter sido positiva a reunião, enfatizando o interesse comum em promover Angola como destino de grandes eventos internacionais e ser uma ocasião para se fomentar ainda mais o turismo local.
O campeonato reúne equipas detidas por figuras de destaque do desporto e do entretenimento mundial, como LeBron James (basquetebol), Tom Brady (futebol americano), Rafael Nadal (ténis) e o actor Will Smith (cinema), entre outras personalidades, contribuindo para a projecção mediática global das cidades que acolhem as provas.
As corridas já se realizam em algumas prestigiadas cidades, como Jeddah (Arábia Saudita), Monte Carlo (Monaco), Dubrovnik (Croácia), Lake Como e Milão (Itália) e Miami (EUA), e Lagos (Nigéria).
Alejandro Agag afirmou que a escolha de Luanda resulta das conversações iniciadas com as autoridades do turismo angolano e do programa ambicioso do país para promover o sector, através da atracção de eventos internacionais de grande visibilidade, podendo reforçar a promoção turística, projectar a imagem internacional de Angola e estimular a economia local.