Angola e RDC reforçam a cooperação regional
Luanda - O novo cônsul-geral de Angola em Lubumbashi, António Miala, manteve, quinta-feira, um diálogo com a governadora provincial de Lualaba, na República Democrática do Congo (RDC), Fifi Masuka, no quadro do reforço da cooperação regional.
A reunião insere-se na dinâmica de consolidação das relações bilaterais entre a República Democrática do Congo e Angola, com particular incidência na cooperação descentralizada entre a província do Lualaba e as entidades angolanas limítrofes.
No centro das conversações entre a governadora de Lualaba e o diplomata angolano, de acordo com a Angop, estiveram o reforço dos laços institucionais, a promoção do intercâmbio comercial transfronteiriço e o desenvolvimento de projectos estruturantes comuns de elevado impacto socioeconómico.
As duas personalidades abordaram, igualmente, as oportunidades de investimento, bem como a necessidade de dinamizar os mecanismos de cooperação económica em benefício dos operadores dos dois países.
O cônsul-geral António Miala saudou a visão e o impulso transformador promovidos pela governadora Fifi Masuka Saïni, destacando os progressos registados no desenvolvimento das infra-estruturas e na melhoria do ambiente de negócios na província de Lualaba.
A audiência assinala, assim, uma etapa significativa no fortalecimento de uma parceria assente na complementaridade, na confiança mútua e na busca de um desenvolvimento partilhado ao serviço das populações congolesas e angolanas na região.