Angola e China analisam cooperação no domínio dos recursos naturais estratégicos
Luanda - O reforço da cooperação económica e comercial, com particular incidência para os domínios dos petróleos e de outros recursos naturais estratégicos dominou, sábado, em Luanda, o encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador da República Popular da China, Zhang Bin.
De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores, que o Jornal de Angola teve acesso, o encontro permitiu às duas entidades procederem, ainda, a uma troca de impressões sobre o estado actual das relações entre os dois países, com destaque para o reforço da cooperação económica e comercial.
Durante a reunião, as partes sublinharam o excelente nível das relações político-diplomáticas entre Angola e a China, assentes em princípios de respeito mútuo, solidariedade e benefícios recíprocos.
Foi, igualmente, destacada a importância da parceria estratégica global que Angola e a China mantêm há vários anos, a qual tem contribuído significativamente para o desenvolvimento socioeconómico de Angola.
As duas entidades manifestaram interesse em diversificar a cooperação bilateral, promovendo novos investimentos, incentivando parcerias empresariais e reforçando os mecanismos de intercâmbio técnico e formação de quadros angolanos.