CPLP
Países membros da CPLP traçam agenda para o ano 2026
02/02/2026 11h27
Luanda - A necessidade do alinhamento de uma agenda diplomática para o primeiro semestre deste ano dominou a reunião dos Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) acreditados junto do Escritório das Nações Unidas e outras Organizações Internacionais, em Genebra, Suíça.
A reunião, que contou com a participação da representante permanente de Angola junto daquelas instituições, Ana Maria de Oliveira, abordou, igualmente, a importância de uma participação mais activa na 61ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos (CDH) da ONU.
Este encontro, de decorrer de 23 de Fevereiro a 2 de Abril deste ano, de forma presencial, no Palácio das Nações, vai contar com a participação de Angola na qualidade de membro do Conselho de Direitos Humanos da ONU.
Angola foi eleita membro deste Conselho para o período 2026-2028, com 179 votos a favor e três abstenções.
A eleição do país decorreu durante a 18.ª reunião plenária da Assembleia Geral da ONU, em Outubro de 2025. É a quarta vez que Angola é eleita para ocupar lugar neste órgão composto por 47 Estados-membros, com sede em Genebra, Suíça.
Angola elegeu como linha de força do seu mandato o contributo para o fortalecimento dos mecanismos multilaterais de direitos humanos, para a implementação dos tratados internacionais e para a promoção dos direitos das pessoas vulneráveis.
A situação das cheias em Moçambique mereceu também a atenção dos membros da CPLP no encontro coordenado pela Missão Permanente de Portugal.
Sobre o assunto, Ana Maria de Oliveira reafirmou a solidariedade histórica do Executivo angolano para com Moçambique, tendo referido a contribuição do país com bens de ajuda humanitária para apoiar as vítimas das cheias que atingiram aquele país lusófono, sobretudo nas províncias de Gaza e Maputo.
A diplomata angolana manifestou, igualmente, solidariedade a Portugal, devido aos impactos severos da tempestade Kristin.
A reunião dos embaixadores lusófonos serviu para projectar, ainda, os festejos do Dia Mundial da Língua Portuguesa, a 5 de Maio, cuja celebração vai destacar a língua como um elo entre mais de 260 milhões de falantes e instrumento de diálogo global, cultura e desenvolvimento, unindo países da CPLP e comunidades lusófonas ao redor do mundo.
O Escritório das Nações Unidas em Genebra é a sede europeia da ONU, localizada no Palácio das Nações, Suíça. Sendo um dos principais centros de diplomacia multilateral do mundo, abriga o Conselho de Direitos Humanos, o Alto Comissariado para os Direitos Humanos e realiza mais de 8 mil reuniões anualmente.