HOMENAGEM

Homenagem aos antigos combatentes marca acto central do 4 de Fevereiro

Homenagem aos antigos combatentes marca acto central do 4 de FevereiroImagem: DR

04/02/2026 15h48

Cabinda – A deposição de uma coroa de flores no Marco Histórico do Ntó, na província de Cabinda, marcou a abertura do acto central das comemorações do dia do início da Luta Armada de Libertação Nacional, que hoje assinala o 65.º aniversário da efeméride.

O acto de homenagem aos combatentes do 4 de Fevereiro de 1961 foi testemunhado pela governadora provincial de Cabinda, Suzana de Abreu, e diversos membros do Executivo angolano.

As celebrações decorrem sob o lema “Preservando os Valores da Pátria, Honremos os Nossos Heróis” e contemplam, igualmente, a inauguração de infra-estruturas sociais na província e a realização de um acto político.

A data constitui um dos marcos mais relevantes da história contemporânea de Angola, por simbolizar o início da luta que conduziu à Independência Nacional.

A província de Cabinda, sobretudo a região do Ntó, teve papel crucial durante a Guerra Civil Angolana na região e marcou a resistência contra a invasão do Zaire e a consolidação do controlo do território nacional.

Mais lidas


Últimas notícias