DIPLOMACIA

Estado das relações entre Angola e Egipto abordado em Luanda

Secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, (dir.) recebeu embaixadora do Egipto acreditada em Angola, Neveen El-HusseinyImagem: MIREX

05/02/2026 19h05

Luanda – A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, abordou, esta quinta-feira, em Luanda, com a embaixadora do Egipto acreditada em Angola, Neveen El-Husseiny, o estado das relações bilaterais entre os dois países, nos domínios da política, diplomacia, economia e assuntos comerciais.

Na ocasião, as duas entidades enalteceram a solidez dos laços de cooperação entre os dois países, impulsionada por eventos recentes como a troca de visitas entre delegações dos dois países e a realização da primeira sessão da Comissão Bilateral Conjunta Angola/Egipto, indica uma nota de imprensa do Ministério angolano das Relações Exteriores.

A secretária de Estado para as Relações Exteriores manifestou o apoio de Angola a adesão do Egipto ao Conselho de Paz e Segurança da União Africana, destacando a importância do alinhamento e concertação política constante, visando questões como segurança alimentar, paz e segurança e mudanças climáticas.

Por sua vez, a diplomata egípcia aproveitou a oportunidade para expressar o apreço pela liderança de Angola na União Africana, considerando que a mesma tem primado pela manutenção da paz e segurança continental como premissas essenciais para alavancar o desenvolvimento económico sustentável de África.

Neveen El-Husseiny reiterou o interesse da comunidade empresarial do seu país em investir em áreas com benefícios económicos ao longo do Corredor do Lobito, aproveitando o enorme potencial oferecido por este projecto estruturante.

Angola e o Egipto estabeleceram relações formalmente, em 1976, consolidadas, em 1987, com a assinatura de um acordo geral de cooperação.

Esmeralda Mendonça encontra-se com embaixador da Palestina

Por outro lado, Esmeralda Bravo Mendonça recebeu, esta quinta-feira, em Luanda, Sharf Abdalrahim Mahmoud Abumallouh, indicado para exercer as funções de embaixador do Estado da Palestina em Angola.

Durante a audiência, o diplomata palestino procedeu à apresentação das suas Cartas Figuradas, instrumento jurídico que o habilita a exercer oficialmente as funções de representante do Estado da Palestina junto das autoridades angolanas.

Na ocasião, o embaixador palestino expressou profundos sentimentos de gratidão pela recepção e destacou que a sua acreditação constitui um claro sinal da vontade mútua de Angola e Palestina continuarem a trabalhar para o fortalecimento das relações bilaterais e reforço dos laços históricos de fraternidade, cordialidade e solidariedade que unem os dois povos.

As relações entre Angola e a Palestina caracterizam-se por uma cooperação assente em princípios de amizade, respeito mútuo e concertação diplomática, tendo ambos os países manifestado, ao longo dos anos, o compromisso com a promoção da paz, justiça e desenvolvimento sustentável, refere uma nota de imprensa do Ministério angolano das Relações Exteriores.

Mais lidas


Últimas notícias