MPLA e UNITA abordam reforço do ambiente de diálogo político
Luanda - As direcções dos grupos parlamentares do MPLA e da UNITA reuniram-se, segunda-feira, em Luanda, para analisar o funcionamento da actividade legislativa, o reforço do diálogo político e a consolidação dos mecanismos de concertação institucional na Assembleia Nacional.
Segundo o documento a que o Jornal de Angola teve acesso, este encontro de concertação institucional visou estreitar as relações de cooperação e consolidar a articulação política entre as duas principais forças partidárias com assento parlamentar.
Sublinha que o encontro foi liderado pelos presidentes das respectivas bancadas, Joaquim Reis Júnior, do MPLA, e Albertina Ngolo, da UNITA.
O debate, ressalta a nota de imprensa, decorreu num clima de respeito mútuo, cordialidade e elevado sentido de responsabilidade política, tendo ambas as forças reafirmado o compromisso com a estabilidade institucional, a convivência democrática e a salvaguarda do interesse nacional.
Refere, igualmente, que o encontro é uma iniciativa que se insere nos esforços contínuos de promoção do diálogo permanente entre as forças políticas enquanto instrumento essencial para o fortalecimento da democracia, a construção de consensos e a consolidação do Estado Democrático de Direito em Angola.
Além dos líderes das respectivas bancadas, o encontro contou com a presença de Vigílio Tyova (primeiro vice-presidente) e Jorge Uefu (primeiro secretário), pelo MPLA, enquanto a comitiva da UNITA incluiu o seu primeiro vice-presidente, Rafael Massanga Savimbi.