Política

Política


PUBLICIDADE

Angola reitera compromisso de erradicar o VIH/SIDA

Representante permanente de Angola junto da ONU, Francisco da Cruz
Representante permanente de Angola junto da ONU, Francisco da Cruz Imagens: DR

Redacção

Publicado às 10h33 24/06/2026

Luanda - Angola reafirmou, em Nova Iorque, o compromisso de eliminar a SIDA como ameaça à saúde pública até 2030.

Esta posição foi reiterada pelo representante permanente de Angola junto das Nações Unidas, Francisco da Cruz, durante o debate da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre a implementação da Declaração de Compromisso sobre o VIH/SIDA e das declarações políticas sobre VIH/SIDA.

Ao intervir no encontro, o diplomata lembrou que, 25 anos após a histórica Sessão Especial da Assembleia Geral da ONU sobre o VIH/SIDA realizada em 2001, a resposta global à epidemia ainda enfrenta desafios significativos.

Nesse contexto, sublinhou que as metas globais para 2025 não foram plenamente alcançadas, alertando que o mundo permanece distante do objectivo de pôr fim à SIDA até 2030.

De acordo com o diplomata, Angola tem vindo a reforçar a resposta nacional através do aumento do investimento interno e da integração dos programas de VIH nos sistemas de saúde e protecção social. O país tem igualmente intensificado os esforços para combater o estigma e a discriminação contra as pessoas que vivem com o vírus.

Frisou que estes esforços têm produzido resultados concretos, salientando que o programa de Prevenção da Transmissão Vertical permitiu alcançar 81 por cento das mulheres grávidas que vivem com VIH, contribuindo deste modo para a redução da transmissão de mãe para o filho, passando de 26 em 2019, para 13 por cento em 2025.


PUBLICIDADE