Política

Política


PUBLICIDADE

Presidente Saharauí dirige mensagem ao seu homólogo angolano

Presidente da República Árabe Saharaui Democrática, Brahim Ghali, envia mensagem ao seu homólogo angolano, João Lourenço
Presidente da República Árabe Saharaui Democrática, Brahim Ghali, envia mensagem ao seu homólogo angolano, João Lourenço Imagens: MIREX

Redacção

Publicado às 10h41 27/06/2026

Luanda – O Presidente da República Árabe Saharaui Democrática, Brahim Ghali, enviou uma mensagem ao seu homólogo angolano, João Lourenço, que foi entregue, esta sexta-feira, em Luanda, a secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça.

Foi portador da mensagem, cujo teor não foi revelado, Mohamed Yeslem Bayset, ministro dos Negócios Estrangeiros da República Árabe Saharaui Democrática.

Uma nota de imprensa do Ministério angolano das Relações Exteriores indica que a mensagem insere-se no quadro do diálogo político permanente entre Angola e a República Árabe Saharaui Democrática, países que mantêm relações de amizade, solidariedade e cooperação há várias décadas.

Na ocasião, a secretária de Estado Esmeralda Mendonça apresentou ao chefe da diplomacia Saharaui a candidatura da embaixadora Josefa Sacko ao cargo de directora-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), para o mandato 2027-2031.

A candidatura mereceu uma recepção favorável do ministro Saharauí, que enalteceu o percurso e o trabalho desenvolvido pela diplomata angolana durante o exercício das funções de comissária da União Africana para Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável.

As relações bilaterais entre Angola e a República Árabe Saharaui Democrática foram oficialmente estabelecidas em 1976.

Angola foi um dos primeiros países do mundo a reconhecer formalmente a soberania do Estado Sahrarauí, e tem defendido o seu direito à auto-determinação, em conformidade com os princípios da Carta das Nações Unidas e do Acto Constitutivo da União Africana.

PUBLICIDADE