Consulado Geral de Angola em Katanga procura captar investimentos
Cazombo - O Consulado Geral de Angola em Katanga, República Democrática do Congo (RDC), está focado na captação de investimentos privados para impulsionar os sectores da agricultura, do turismo, pescas e da indústria extractiva na região Leste do país.
Em declarações imprensa, o cônsul-geral de Angola em Katanga, António Miala, disse que o consulado tem estado a trabalhar para posicionar o país, em particular as províncias do Leste (Moxico Leste, Moxico, Lunda-Norte e Lunda-Sul), como parceiro de negócios confiável e aberto ao mercado internacional.
António Miala disse que já foram feitos vários contactos com a Câmara de Comércio da Angola e RDC e com a federação das empresas congolesas que mostraram um certo interesse em trazer investimentos para a província do Moxico Leste, tendo em conta a sua posição geoestratégica.
o cônsul-geral acrescentou que estão a ser preparadas as condições para que em breve, empresários angolanos se deslocarem à RDC para explorar oportunidades de negócio, sobretudo no sector mineiro.
Segundo ele, há igualmente interesse da federação das empresas congolesas em deslocarem-se a região Leste para o mesmo objectivo, no quadro da promoção das trocas comerciais.
Informou que o consulado está a trabalhar com os órgãos afins no sentido de se melhorar questões relacionadas as taxas e fiscalização aduaneira ao longo dos postos fronteiriços.
Destacou que o Moxico Leste está numa posição geoestratégica e faz parte da integração regional que se pretende com o projecto do Corredor do Lobito e pode se afirmar como um eixo estratégico no comércio transfronteiriço com as províncias de Lualaba e Alto Katanga, na RDC.
o cônsul-geral realçou que o Corredor do Lobito tem capital importância para a região do Katanga no escoamento dos produtos como o cobre, manganésio e o cobalto, daí o foco do Consulado Geral de Angola em impulsionar a parceria económica com o governo daquela região.
Revelou ainda que que recentemente manteve um encontro de trabalho com o governador do Moxico Leste, Crispiniano dos Santos, com quem abordou aspectos ligados a integração do consulado junto das comunidades residentes na orla fronteiriça, gestão das fronteiras, reforço da cooperação institucional entre as autoridades províncias da RDC e de Angola.