COOPERAçãO
Ministro Téte António reuniu-se com presidente do Instituto Brasil África
25/06/2026 08h06
Luanda – O ministro das Relações Exteriores, Téte António, reuniu-se, esta quarta-feira, em Luanda, com o presidente do Instituto Brasil África, João Bosco Monte, com quem abordou o reforço dos laços de cooperação entre os dois países.
A reunião enquadrou-se no aprofundamento das relações entre Angola e o Brasil para reflectir sobre o interesse mútuo em promover iniciativas que contribuam para o desenvolvimento económico, social e institucional dos países do Sul global, através de diálogo, partilha de conhecimentos e construção de parcerias estratégicas.
Durante a audiência, as partes trocaram impressões sobre iniciativas voltadas para o fortalecimento da cooperação entre instituições angolanas e brasileiras, com especial enfoque na promoção da cooperação Sul-Sul e no aprofundamento das parcerias em áreas de interesse comum.
Na ocasião, João Bosco Monte formalizou um convite ao ministro Tete António para participar, na qualidade de palestrante de honra, na edição de 2026 do Fórum Brasil África, a realizar-se nos dias 11 e 12 de Novembro próximo, em São Paulo (Brasil), que foi aceite.
O Fórum Brasil África 2026 reunirá representantes do Brasil, de países africanos e de outras regiões do mundo, incluindo membros de governos, líderes empresariais e da comunidade académica para promover o fortalecimento da cooperação internacional, o intercâmbio de experiências e a busca de soluções para o desenvolvimento sustentável.
A edição de 2026 terá como foco o fortalecimento das parcerias estratégicas entre África e o Brasil, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, atracção de investimentos, inovação, segurança alimentar, transição energética, transformação digital e desenvolvimento sustentável.
O evento visa igualmente reforçar os laços históricos e culturais que unem o Brasil e o continente africano, impulsionando oportunidades de cooperação económica e institucional capazes de gerar benefícios mútuos e contribuir para o desenvolvimento inclusivo dos países participantes, indica uma nota de imprensa do Ministério angolano das Relações Exteriores.