Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Peregrinação ao Santuário da Muxima reuniu cerca de um milhão de fiéis

Imagem da Nossa Senhora da Muxima
Imagem da Nossa Senhora da Muxima Imagens: Rede Girassol

Brígida Ykala

Publicado às 19h42 05/09/2023 - Actualizado às 10h13 06/09/2023

Luanda – A peregrinação ao Santuário da Nossa Senhora da Muxima, que encerrou domingo último, depois de très dias de adoração, cânticos a agradecimentos pelas bênçãos que os fiéis tem recebido, reuniu, este ano, cerca de um milhão de pessoas.

As condições logísticas, nomeadamente, autocarros para o transporte dos fiéis, assistência médica, segurança, bem como tendas para acomodação, foram criadas atempadamente pela organização para que milhares de pessoas marcassem presença naquela localidade, sede do município da Quissama, província de Luanda.

Para o evento vieram pessoas de vários pontos do país e do estrangeiro, e nem o sol abrasador durante os três dias impediu que os fiéis cumprissem com o seu desejo de participar das orações, pedidos e agradecimentos a Mamã Muxima.

Em declarações ao Giranotícias durante o evento e no regresso aos seus locais de origem, vários fiéis manifestaram a sua satisfação por verem, como afirmaram, os seus pedidos concretizados, pelo que fez todo o sentido a deslocação ao Santuário católico da Muxima.

Maria Josee Chongo, de nacionalidade rwandesa, diz que não foi fácil deslocar-se do seu país para participar da peregrinação e realçou a importância da devoção mariana que acontece em todo o mundo.

Sofia Ferreira, que veio de Portugal, uma semana antes do início da peregrinação, manifestou-se encantada, sublinhando que regressa com paz de espírito, e promete voltar mais vezes.

Por sua vez, Deolinda Dias, proveniente da província de Malanje, disse ser frequentadora assídua do Santuário da Muxima, tendo agradecido a protecção e as bênçãos que tem recebido.

Já Gonçalves Manuel, que pertence a Igreja Tocoísta, referiu ter concretizado o sonho de estar na Muxima e rezar em conjunto com fiéis de outras congregações religiosas.

Sob o lema “com Maria amemos e protejamos a criança”, o Bispo da Diocese de Viana, Dom Emílio Sumbelelo, exortou aos pais e encarregados de Educação a cuidarem dos filhos para que se evite a índice de exploração infantil.

A peregrinação esteve restringida há dois anos devido a pandemia da covid-19.

O Santuário da Mamã Muxima é o maior espaço de devoção mariana a nível da África subsaariana.

PUBLICIDADE