Casos de violência contra criança preocupam moradores de Viana


Luanda - Mais de 400 casos de violência contra a criança foram registados no município de Viana, nos últimos dois meses, segundo dados foram avançados terça-feira pela Organização Não Governamental Cuidados de Infância.
Está situação está a preocupar os moradores da localidade, que indicam os bairros Boa Fé, Capalanca, Mama gorda, Caop A e B como os mais afectados devido ao elevado índice que criminalidade.
De acordo com o professor e morador da zona, Paulo Nitaniel, em Viana os casos de violência contra menores está a aumentar porque existe carência de bens essenciais para as famílias e pela perda de amor pelas crianças.
A Administração Municipal de Viana, o Instituto Nacional da Criança (INAC) e a Organização Não Governamental Cuidados de Infância realizaram nesta terça-feira um workshop de capacitação e Dinamização da Rede de Proteção e Promoção dos Direitos da Criança, baseado na Municipalização dos 11 compromissos.
Fortalecer as instituições e intervenientes para dar respostas aos casos de abusos contra crianças foi um dos principais objectivos do Workshop.
Para o Administrador da Organização Não Governamental Cuidados de Infância, José Caxinde, têm estado a trabalhar com as famílias, com a implementação de um projecto violência baseada no género que consiste na capacitação de mulheres líderes e religiosas, para melhor protegerem as crianças, não violentarem as mesmas e facilitarem o acesso ao ensino.
Por seu lado, a Directora Municipal da Acção Social, Antigos Combatentes Veteranos da Pátria da administração de Viana, Marta Gol, afirmou que depois da assinatura do acordo de município amigo da criança, é necessário capacitar os actores que fazem parte da rede de proteção da criança a nível do município.
Com mais de 70 mil habitantes, o município de Viana comemora, no 13 de Dezembro, 60 anos desde que ascendeu a categoria.