Realojadas 200 famílias afectadas pela descarga da barragem das Mabubas


Luanda – Mais de 200 famílias afectadas pelas inundações provocadas pela abertura das comportas da barragem das Mabubas, na província do Bengo, já foram realojadas pelas autoridades locais, em zonas mais seguras, disse hoje à imprensa uma fonte dos bombeiros.
Nas últimas semanas, os rios Kwanza e Dande registaram um aumento substancial do volume de água, em consequência das fortes chuvas que assolam o país desde inico de Dezembro passado.
O comandante do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros do Bengo, Faustino Sebastião, disse a imprensa que foi criada uma cozinha comunitária para assistir as populações dos bairros afetados, na sequência da abertura das duas comportas da barragem das Mabubas, que provocou a inundação de cerca de 300 residências.
“Criou-se uma cozinha comunitária no sentido de assistir as populações, porquanto o maior número e que preocupa as autoridades prende-se com menores de idade, gestantes e pessoas da terceira idade”, referiu Faustino Sebastião em declarações à Televisão Pública de Angola.
Faustino Sebastião disse que alguns cidadãos preferiram alojar-se em casa de familiares residentes em outros bairros e que garantem a sua segurança.
Além dos bairros inundados, ficou também condicionado o acesso ao Instituto Superior Politécnico do Bengo, ao Magistério Kimamuenho e ao Estabelecimento Penitenciário do Caboxa.
As autoridades programaram também a descarga de água das barragens de Laúca, província de Malanje, e de Cambambe, província do Cuanza Norte, devido à evolução natural dos caudais do Rio Kwanza.