Executivo continuará associar a cultura à promoção do turismo nacional
Luanda – O Executivo angolano continuará engajado em associar a cultura à promoção do turismo nacional, mediante políticas e outras acções, segundo o ministro Filipe Zau, que domingo, assistiu ao desfile da classe B da 46ª edição do carnaval de Luanda.
Ao falar a imprensa à margem do desfile, o ministro da Cultura e Turismo afirmou que "toda a cultura em si tem uma atracção para o turismo. Por isso, é necessário fomentar as acções culturais".
Na ocasião, Filipe Zau exortou aos jovens para preservarem a identidade cultural angolana, sem descurarem a componente da modernidade, e lembrou que o espírito do carnaval incide na preservação dos hábitos e costumes, para a conservação da identidade dos povos.
Na óptica do ministro, a preservação da identidade cultural angolana aliada a modernidade poderá fazer com que o carnaval de Luanda atraía a comunidade internacional, o que será uma mais-valia para o turismo angolano.
O governante valorizou os apelos dos grupos carnavalescos da classe B, transmitidos através das canções e danças, nos desfiles, tendo considerado como “muito interessantes” os temas apresentados no desfile que decorreu na Marginal de Luanda.
O ministro considerou fundamental as iniciativas dos grupos tanto sobre os temas que visam conservar a cultura angolana, como aos que auguram pelo desenvolvimento socioeconómico do país.
A 46ª edição do carnaval de Luanda conta com 13 grupos na classe A, igual número na B e 17 na classe infantil.