SAúDE
Inauguração do Hospital Geral do Sequele prevista para Maio

12/02/2024 09h34
Cacuaco – O hospital Geral do Sequele (HGS), situado no município de Cacuaco, cujas obras se encontram a 88,15% da sua execução fìsica e financeira, poderá ser inaugurado no próximo mês de Maio, tendo em atenção ao andamento das obras.
A informação foi prestada sábado pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, tendo sublinhado que apesar do atraso de dois meses como acordado para a entrega das chaves, depois da útlima visita em Dezembro de 2023, e com alguma pressão, constatou-se uma evolução considerável.
A ministra disse que foi necessário aumentar a força diferenciada de trabalho, pois com o encerramento dos hospitais Américo Boavida e dos Cajueiros, para obras de requalificação, os quadros destas unidades serão transferidos aos novos hospitais gerais do Sequele e de Viana.
Afirmou que para o HGS, o grande ganho é o serviço completo de Oncologia com o tratamento de Quimioterapia, Radioterapia e Branquioterapia.
Frisou que esta unidade sanitária terá uma capacidade de 300 camas, das quais 150 reservadas ao atendimento pediátrico.
Quanto aos recursos humanos, Sílvia Lutucuta avançou que o Hospital Geral do Sequele contará com mais de mil profissionais, nesta altura em formação.
"O maior investimento está nos cuidados primários de saúde (postos e centros médicos), possível por via do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), com mais de 300 projectos, além do investimento em unidades de terceiro nível", afirmou, acrescentando que precisa-se ter hospitais de referência em todas as províncias do país e é o que o Executivo está a fazer, porque a rede secundária, em algumas províncias, está muito mal.
Iniciadas em Novembro de 2021 e com um prazo de 36 meses, as obras do HGS vão custar ao Estado angolano 139 milhões e 216 mil euros.
O HGS conta com um edifício principal, composto pelos blocos de emergências, logística e laboratório, assim como o bloco B de dois pisos, reservado para consultas externas, os blocos C, de dois pisos para hemodiálise e reabilitação, D, para o laboratório de Hematologia, e cinco edifícios periféricos de Oncologia, refeitório, apoio à área técnica, morgue e lavandaria.
Com esta infra-estrutura, localizada no Distrito Urbano do Sequele, eleva-se para 21 unidades sanitárias na circunscrição, das quais seis centros médicos, 13 postos de saúde e um hospital municipal.
O município é composto pelos Distritos Urbanos de Cacuaco, Kicolo, Mulenvos de Baixo e Sequele, assim como a comuna da Funda e conta com uma população de mais de um milhão de habitantes e área territorial de 571 quilómetros quadrados.