Lubango acolhe Bolsa Internacional do Turismo de 02-04 de Maio


Lubango – A cidade do Lubango acolhe, de dois a quatro de Maio, a sétima edição da Bolsa Internacional do Turismo (BITUR), com a presença de expositores e palestrantes nacionais e estrangeiros.
O evento, que decorre oito anos depois da sexta edição, incluirá também um concurso de gastronomia e de degustação, uma feira de artes e um fórum onde oradores provenientes de Portugal, de Marrocos e de Cabo Verde vão transmitir as suas experiências no sector do turismo.
A directora-geral adjunta do Instituto de Fomento Turístico (Infortur), Alexandrina da Cunha, disse à imprensa, sábado, que entre os expositores nacionais inscritos para o evento a decorrer na capital da província da Huíla, constam empresas do ramo hoteleiro, bancário, agências de viagens e dos transportes.
Alexandrina da Cunha referiu que a presente edição é um relançamento da Bolsa Internacional do Turismo, tendo em conta que a última decorreu em 2016, e que todas edições anteriores decorreram em Luanda.
Destacou que no fórum BITUR, com a previsão de congregar mais de 250 participantes, vão ser abordados três painéis, o primeiro tem a ver com o papel do Estado no desenvolvimento do turismo.
No segundo painel, a fonte disse tratar-se da multidisciplinaridade do turismo, onde terá a interacção entre o sector e outras actividades económicas do país, numa conversa com o Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), a companhia aérea da TAAG, entre outras instituições que a área depende para crescer.
O último painel diz respeito ao papel das instituições financeiras para apoio aos projectos turísticos, uma abordagem com o Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA), o Fundo de Apoio de Capital de Risco Angolano (FACRA), o Instituto Nacional de Apoio às Pequenas, Micro e Médias Empresas (INAPEM) entre outras.
A Bolsa Internacional do Turismo visa, entre outros objectivos, divulgar o potencial turístico do país, expor os serviços de empresas e demais actores que, directa ou indirectamente, intervêm na cadeia de valor deste sector.