Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Novas embarcações vão reforçar travessia Kapossoca/Mussulo

Embarcação para travessia Kapossoka-Mussulo
Embarcação para travessia Kapossoka-Mussulo Imagens: DR

Redacção

Publicado às 13h52 20/05/2024 - Actualizado às 13h52 20/05/2024

Luanda - Os Cidadãos interessados em fazer a travessia Kapossoca/Mussulo e vice-versa contam, desde sábado último, com quatro lanchas electro solares, segundo anuncia o Jornal de Angola.

O secretário de Estado para os Sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário disse que o Ministério dos Transportes, através da empresa pública Sécil Marítima - Navegação e Turismo S.A, investiu na adquisição de seis embarcações movidas à electricidade, com recurso a painéis solares e baterias, sendo as primeiras em Angola desta categoria.

Rui Carreira acrescentou que as lanchas vêm reforçar a capacidade de transporte de passageiros, nas travessias Kapossoca/Mussulo e vice-versa e, também, passeios marítimos.

"As embarcações têm a capacidade de transportar até 14 pessoas e queremos servir não só os moradores do Mussulo, mas, também, os turistas", frisou.

Por seu lado, o presidente do Conselho de Administração (PCA) da Sécil Marítima afirmou que, numa primeira fase, foram fabricadas seis embarcações. "Neste momento, já temos quatro aqui em Angola e, até ao fim do próximo mês, teremos as restantes".

João Martins deu a conhecer que o projecto está avaliado em 600 mil dólares, tendo sublinhado que as embarcações vão funcionar na travessia Kapossoca/Mussulo e vice-versa, de terça-feira a domingo, das 8 às 18 horas. "O preço vai variar de 500 a 1.000 kwanzas durante os dias de semana e no fim-de-semana de 1.500 a 2.000".

O director técnico da Sécil Marítima, Benjamin Gomes, explicou que as embarcações estão equipadas com dois motores eléctricos, painel solar, com 12 placas, e oito baterias que recebem a corrente eléctrica e depois transmitem ao motor.

Com uma composição feita de fibra de vidro, as embarcações, de acordo com o técnico, têm um tempo de vida útil de até pelo menos dez anos, dependendo do uso.

As embarcações, prosseguiu, têm uma autonomia de 14 horas ou mais. "Daqui até ao Mussulo, com a maré calma, levam mais ou menos 15 minutos e com a maré agitada o dobro do tempo", disse.

Benjamin Gomes avançou que as embarcações têm a capacidade de armazenar carga, o que lhe dá autonomia de funcionar durante a noite.

PUBLICIDADE