FRIO
Previsão de muito frio nos próximos três meses

17/05/2024 11h54
Luanda - Os valores mais baixos da temperatura nas regiões centro e sul do país poderão atingir uma média de cinco graus centígrados, nos meses de Junho, Julho e Agosto do corrente ano, segundo dados revelados pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET).
O INAMET adianta em comunicado tornado público quarta-feira última que, no mesmo período, as regiões norte e litoral vão atingir temperaturas médias mínimas entre os 14 e 22 graus.
Nas suas previsões, o INAMET revela que no planalto central e região sul, as províncias do Bié, Cunene, Cuando Cubango, Huambo, Huíla e o Oeste da do Moxico vão registar temperaturas mínimas entre os cinco e oito graus.
No litoral Sul e região Norte, as províncias do Namibe, Benguela, Cuanza Sul, Malanje, Lunda Sul, Moxico (sua parte Centro) e Cuanza Norte (sua parte Nordeste) terão temperaturas entre os nove e 18 graus.
Por sua vez, nas províncias de Luanda, Bengo, Zaire, Cabinda, Uíge, Cuanza Norte (sua parte Oeste) e Cuanza Sul (sua parte Noroeste) as temperaturas mínimas vão rondar os 19 a 22 graus.
A época do cacimbo em Angola é regulada pela faixa sub-tropical de Altas Pressões do Oceano Atlântico Sul (ASAS) e do Oceano Índico (SIOD), factores que "durante o cacimbo, causam subsidência de massas de ar e, com a redução da insolação, favorecem as baixas temperaturas e diminuição relativa do ar, principalmente no planalto central e no Sul do país", esclarece o comunicado do INAMET.