Angola vai participar no Fórum da UNCTAD em Genebra


Genebra - Angola vai participar de 12 a 14 deste mês, em Genebra, Suíça, no Fórum de Líderes globais dedicado ao 60º aniversário da UNCTAD - Comércio de Desenvolvimento das Nações, centrado no tema "Traçar um novo rumo de desenvolvimento num mundo em mudança".
A delegação ao evento é chefada pelo ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira, que vai intervir na quinta-feira, no debate sob o tema “Preparando-se para as economias de amanhã – a urgência de opções e acções”, com moderação do Secretário Executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África, Claver Gatete.
Segundo a Organização, o 60.º aniversário surge num momento de crise em cascata, com perturbações no comércio global, dívida crescente e alterações climáticas que afectam gravemente os países em desenvolvimento, por isso representa “uma oportunidade para reflectir sobre as lições aprendidas nas últimas seis décadas e traçar um novo caminho a seguir, com uma visão partilhada para o futuro”, disse a Secretária-Geral do Comércio e Desenvolvimento da ONU, Rebeca Grynspan.
A abordagem das questões urgentes de comércio e desenvolvimento, tem como foco assuntos como: “Fazer com que a política industrial funcione a favor do comércio e do desenvolvimento”, “Moldando um futuro digital para as pessoas e o planeta”, “Preparar-se para as economias de amanhã: a urgência de opções e acções”, “Remodelar o investimento directo estrangeiro e as cadeias de valor globais para o desenvolvimento” e “Globalização: Desenvolvimento e reposicionamento no contexto global em mudança”.
No Fórum de Líderes Globais o foco será o tratamento integrado do comércio e do desenvolvimento, e as questões inter-relacionadas de finanças, tecnologia, investimento e desenvolvimento sustentável.
A Secretária-Geral da UNCTAD, Rebeca Grynspan faz-se acompanhar pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres, e pelo presidente da 78ª sessão da Assembleia Geral da ONU, Dennis Francis.
O Fórum deverá contar a presença de seis Chefes de Estado e de Governo, e 28 Ministros do Comércio e dos Negócios Estrangeiros.
O programa indica que as discussões vão priorizar as necessidades das Nações em desenvolvimento, com especial ênfase nos países menos desenvolvidos, dos pequenos Estados insulares em desenvolvimento e nos países em desenvolvimento sem litoral.
Estabelecida em 1964, a UNCTAD foi fundada com o objectivo de garantir a inclusão da globalização. Manter esta missão nos dias de hoje exige uma mudança significativa de perspectiva.