PARIDADE

Angola na posição 113 do Índice Global de Paridade do Gênero

Paridade do Género  - DR
Paridade do Género Imagem: DR

14/06/2024 15h03

Luanda - Angola ocupa a posição 113 no Índice Global de Paridade do Gênero, que é avaliado em quatro dimensões, nomeadamente participação económica e oportunidadees, escolaridade, saúde e sobrevivência e emancipação política.

Dados do Fórum Económico Mundial, tornados públicos esta sexta-feira, indicam que, entre os membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Portugal ocupa o 17º lugar, Moçambique o 27º, Cabo Verde o 41º, Brasil o 70º, Timor-Leste o 86º, e Angola o 113º.

O Índice Global de Paridade de Género, de acordo com o despacho da Lusa, foi avaliado entre 146 países e ocorre anualmente, desde 2006, em quatro dimensões, designadamente participação económica e oportunidades, escolaridade, saúde e sobrevivência e emancipação política.

A título de exemplo, Cabo Verde é citado como tendo melhorado a pontuação ao nível da escolaridade (mais dois lugares), mantém-se entre os primeiros no que respeita à saúde, mas baixou ao nível da economia (menos duas posições) e da emancipação política (menos seis lugares).

A descida de Cabo Verde na pontuação geral deve-se “em grande parte ao aumento de outros países que, tendo realizado eleições, conseguiram melhorar os índices da participação política das mulheres, já que Cabo Verde não sofreu alterações”, indicou o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), ao comentar o índice.

Na apresentação do Fórum Económico Mundial conclui-se que o índice “levará 134 anos para alcançar a paridade de género” e que “a maioria dos 10 países com maior igualdade situa-se na Europa, com a Irlanda e a Espanha a reentrarem no top 10 este ano”.

Nas posições cimeiras estão países como a Finlândia, Noruega, Nova Zelândia e Suécia.

Mais lidas


Últimas notícias