MEDICAMENTOS

Mais de duas mil farmácias estão legais em Angola

Farmácia em Angola - jornaldeangola.ao
Farmácia em AngolaImagem: jornaldeangola.ao

20/06/2024 14h15

Luanda - Mais de duas mil farmácias estão registadas e legalizadas pela Agência Reguladora de Medicamentos e Tecnologias de Saúde (ARMED), nas 18 províncias do país, afirmou, quarta-feira última, o director-geral interino da instituição, Pombal Mayembe.

Pombal Mayembe, que falava na abertura do primeiro Encontro Metodológico Nacional da ARMED, que encerra esta quinta-feira, adiantou estarem em fase de licenciamento e legalização outras 150 farmácias.

Referiu ainda que, por meio de denúncias anónimas e da inspecção das autoridades reguladoras, foi constatado que algumas farmácias comercializam medicamentos falsos, pelo que têm sido notificadas e responsabilizadas, sendo os fármacos retirados da circulação.

Por seu lado, o inspector-geral adjunto da Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA), Heleno Antunes, sublinhou ser uma preocupação a presença e circulação no mercado de alguns fármacos com data de validade vencida, outros mal acondicionadas e informação adulterada, apontando os bairros Palanca e Kikolo, como as zonas de Luanda com mais incidência de falsificação de medicamentos.

Para acudir a situação, a ARMED garante que tem trabalhado, em colaboração com o Serviço de Investigação Criminal (SIC) e a ANIESA, na luta contra a contrafacção de medicamentos e outros produtos ligados aos serviços de saúde.

Mais lidas


Últimas notícias