Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Hospital de Icolo e Bengo conta com novos serviços

Governador de Luanda no hospital de Icolo e Bengo
Governador de Luanda no hospital de Icolo e Bengo Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 11h30 08/07/2024 - Actualizado às 11h30 08/07/2024

Luanda - O Hospital Municipal de Icolo e Bengo, na Vila de Catete, possui desde domingo, novos serviços de Raio-X, Sala de Estomatologia, Neonatologia (incubadora para recém-nascido) e um Gabinete do Utente, inaugurados pelo governador provincial de Luanda, Manuel Homem, no âmbito do Programa Governar Juntos.

O director-geral do hospital, Domingos Jacinto, disse tratar-se de uma unidade de referência para onde são transferidos os doentes das outras 28 unidades sanitárias do município com um elevado grau de complexidade.

"O hospital conta com 100 camas e prestamos serviços de urgência, com bancos de medicina, pediatria, genicologia-obstetricia e orto-traumatologia”, deu a conhecer, ao Jornal de Angola.

Além destes serviços, o hospital presta também o trabalho de internamento nestas áreas, possui uma sala de parto, bloco operatório e laboratório.

O Hospital de Icolo e Bengo atende, que estava há 15 anos sem aparelho de Raio-X, recebe em média, 500 pacientes, segundo o director-geral.

Após a inauguração, o governador de Luanda ofereceu material hospitalar diverso, tendo no bairro Ebenezer, na aldeia de Kaxicane, efectuado à ligação de um Poste de Transformação de electricidade à rede pública domiciliar.

Por seu lado, a administradora municipal do Icolo e Bengo defendeu a modernização do hospital local, devido à sua localização geográfica na província.

Isabel Nicolau dos Santos sublinhou que "o nosso hospital municipal precisa de ser modernizado, devido à sua localização entre as Estradas Nacionais (EN-230 e 110)”. Destacou o facto de a unidade sanitária atender, também, os munícipes dos municípios de Cacuaco, Quiçama e Viana.


PUBLICIDADE