POPULAçãO

Angola estima a redução da taxa de fecundidade e duplicar a população até 2050

População em Angola - DR
População em AngolaImagem: DR

11/07/2024 14h00

Luanda – O Governo estima a redução da taxa de fecundidade de Angola dos actuais 5,4 filhos para 3,2 por mulher, até 2050, e perspectiva que haja um aumento populacional para 70 milhões no mesmo período.

O secretário de Estado do Planeamento, Luís Epalanga, ao falar no acto comemorativo do Dia Mundial da População, que se assinala esta quinta-feira, adiantou que se espera, até 2050, um aumento da população dos actuais 35 milhões estimados para perto de 70 milhões, na perspectiva de que haja uma redução da taxa de fecundidade do país, considerada uma das mais altas do mundo.

Salientou que a redução da taxa de fecundidade do país deve garantir um futuro sustentável para Angola, porque a medida deve permitir que a população cresça a um ritmo que permita melhores condições de vida a todos os cidadãos.

Luís Epalanga recordou que o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027 definiu como uma das principais prioridades a adequação da dinâmica demográfica ao potencial económico do país.

Importa enfatizar que fontes credíveis, incluindo de economistas, estimam que o crescimento populacional anual de Angola varia entre os três e os 3,5 por cento, situação que pressiona, de forma significativa, a oferta de produtos na economia.

Para a adequação da dinâmica demográfica ao potencial económico, o Ministério do Planeamento e o Fundo das Nações Unidas para a População definiram um plano de ação conjunto, que, segundo Luís Epalanga, levará a elaboração do Plano Nacional de Aproveitamento do Dividendo Demográfico em Angola, com base nos resultados do Censo Geral da População e Habitação 2024, adiado para 19 de setembro próximo.

No quadro do PDN 2023-2027 está a ser dada prioridade a projectos nas áreas da igualdade de género, populações vulneráveis e sustentabilidade ambiental, pelo que o Plano Nacional de Aproveitamento do Dividendo Demográfico vai reforçar as medidas de políticas necessárias para enfrentar os desafios decorrentes de uma população em ritmo crescente e maioritariamente jovem.

Mais lidas


Últimas notícias