Comissão interministerial avalia obras de requalificação da Vila da Muxima


Luanda - As obras de requalificação da Vila e do Santuário da Muxima foram avaliadas, quarta-feira, pela Comissão Interministerial de acompanhamento e implementação do projecto, anunciou o JA.
De acordo com a fonte, a comissão coordenada pelo ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, analisou a construção das residências que vão alojar a população que irá deixar a vila.
Segundo a administradora Municipal da Quiçama, Níria Marques, "já existe a necessidade de se concluir alguns equipamentos para o realojamento das famílias que sairão do bairro Catundo para a Urbanização do Coxi."
Pelo menos 650 residências deverão ser erguidas na referida centralidade para albergar parte da população da Vila da Muxima, sendo que 150 já estão em construção.
O Santuário de Nossa Senhora da Muxima, também conhecido como Igreja de Nossa Senhora da Muxima, é um templo religioso católico localizado no município da Quiçama, na província de Luanda. A igreja é considerada um monumento nacional em Angola desde 1924 e é o maior Santuário mariano da África Subsaariana.
As suas origens remontam à construção da Igreja de Nossa Senhora da Conceição na vila de Muxima, fundada em 1599. Muxima significa coração na língua nacional quimbundo.
O santuário logo se converteu num importante centro de cristianização na África e até hoje é o principal centro de peregrinação no país. A Romaria de Nossa Senhora da Muxima, ocorre desde o ano de 1833, atraindo milhares de peregrinos todos os anos, em fins de agosto e início de setembro.
A vila da Muxima, localizada a 125 quilometros da cidade de Luanda, é uma área turística e muito frequentada em véspera da peregrinação por cristãos vindos de toda parte de Angola e do mundo.